21 de janeiro, 2019

undefined

 

Jovens poderão obter a Indulgência Plenária diante da imagem da Virgem Peregrina de Fátima na JMJ do Panamá

Reitor do Santuário afirma que este pedido confirma a importância da Mensagem de Fátima como um apelo à conversão

 

A Arquidiocese do Panamá recebeu da Penitenciaria Apostólica do Vaticano, no dia 8 de janeiro deste ano, a autorização para que todos os peregrinos que participem na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) possam obter diante da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima a possibilidade de uma Indulgência Plenária, desde que cumpram as condições habituais nestas circunstâncias: celebração do sacramento da Reconciliação, participação na Eucaristia ou oração diante da Imagem da Virgem Peregrina pelas intenções do Santo Padre.

“É muito interessante que o pedido de indulgência plenária tenha partido dos organizadores que também, desde a primeira hora, nos solicitaram a presença da imagem da Virgem Peregrina de Fátima” afirmou o reitor do Santuário de Fátima, à partida de Lisboa.

"Através deste pedido da Arquidiocese do Panamá percebemos a importância da Mensagem de Fátima como uma mensagem de conversão” esclarece sublinhando que a autorização da Indulgência remete para a oração diante da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima.

“A Mensagem de Fátima tem capacidade de se incarnar em culturas diversas, isto é, no Panamá nós vemos uma florescente devoção a Nossa Senhora de Fátima e um desejo de conhecer a Mensagem”, afirmou o responsável destacando a importância desta visita.

Para os organizadores da JMJ trata-se de “uma oportunidade histórica” que produzirá “grandes frutos espirituais” não só para os jovens do Panamá mas para os jovens de todo o mundo, já que são esperados cerca de 200 mil jovens oriundos de 155 países.

As jornadas Mundiais de Juventude decorrem de 22 a 27 de janeiro no Panamá e contam com a presença do papa Francisco que desafiou os jovens destas jornadas a superar todo o tipo de diferença cultural, económica ou social.

As Jornadas Mundiais da Juventude são um primeiro momento de encontro global dos jovens após o sínodo dos bispos que lhes foi dedicado, em outubro de 2018, e no qual foi reforçada a necessidade de continuar a caminhar com os jovens.

Celebradas todos os anos ao nível diocesano e com um intervalo periódico de 2 ou 3 anos, em diferentes partes do mundo, as jornadas foram criadas pelo papa João Paulo II em 1985.

A escultura n.º 1 da Virgem Peregrina de Fátima, datada de 1947, partiu esta madrugada para o Panamá, onde cumprirá um programa especifico que prevê, também, uma passagem por um estabelecimento prisional e um hospital locais, para além de integrar o programa oficial da JMJ, 

“A expetativa local é grande, e a nossa também, já que é a primeira vez que uma escultura oficial de Fátima está presente nestas Jornadas, e o facto de levarmos a número 1, também é significativo”, refere por outro lado o Pe. Carlos Cabecinhas.

A cerimónia oficial de receção está marcada para esta segunda feira, às 17h15 locais (22h15 em Lisboa), no Aeroporto de Tocumen, com a presença do arcebispo local D. José Domingo Ulloa; do embaixador de Portugal, Pedro Pessoa e Costa; e da embaixadora do Panamá em Portugal, Ilka Varela de Barés.

A imagem será colocada na igreja de Lourdes, Carrasquilla, onde vai ser celebrada a Missa de entronização.

Entre 1947 e 2003, ano em que a Imagem Peregrina número 1 foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, saindo apenas excecionalmente do Santuário de Fátima, foram contabilizados cerca de 630 mil quilómetros percorridos pelos cinco continentes, o correspondente a 15 voltas ao mundo.

 

PDF

HORÁRIOS

03 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.