13 de agosto, 2011

Fátima vive por estes dias um ambiente diferente, de festa, de alegria, de celebração da fé e de encontro de culturas.
Os primeiros grupos de jovens que integraram Fátima no seu roteiro até Madrid, para participarem na Jornada Mundial da Juventude, chegaram a Fátima no final de Julho.
No dia 6 de Agosto, chegaram grupos de Taiwan, da Bélgica e do Canadá. No dia seguinte chegaram jovens do Chile, um grupo de seminaristas do Iraque, jovens do Líbano, entre outros grupos oriundos de todo o mundo. O ritmo de chega continua, dos mais diversos países.
Até ao dia 12 de Agosto tinham-se anunciado junto do Serviço de Peregrinos do Santuário 160 grupos de jovens, dos mais diversos países. Representados em maior número estão os Estados Unidos da América e do Brasil.
Por este elevado número de jovens em Fátima, o Santuário alargou o período de funcionamento da Casa do Jovem, para melhor acolher e dar a conhecer aos jovens a mensagem e a espiritualidade de Fátima.
No editorial da edição de 13 de Agosto da “Voz da Fátima” o Reitor do Santuário de Fátima, refere que a presença dos jovens no santuário representa “um desafio para o Santuário e para a sua pastoral” e que, inversamente, também, “Fátima e a sua mensagem são um permanente desafio para os jovens”.
“Lugar de forte experiência de Deus, o Santuário oferece a todos aqueles que aqui peregrinam a possibilidade de fazerem tal experiência, através de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. A mensagem de Fátima é desafio a tornar Deus presente neste mundo, a centrar a vida n’Ele”, escreve o padre Carlos Cabecinhas.
Para o Reitor, as Jornadas Mundiais da Juventude “tornaram-se acontecimentos de notável impacto: em cada dois ou três anos, congregam milhares de jovens de todo o mundo que, em ambiente de festa, celebram e testemunham a sua fé em Cristo”.
Sobre o tema que este ano congrega os jovens na capital espanhola, o Padre carlos Cabecinhas destaca a coincidência da semelhança com o tema proposto neste mês de Agosto aos peregrinos do Santuário de Fátima: “Para Madrid, o tema escolhido foi: «Enraizados e edificados em Cristo... firmes na fé». Com outra formulação, é esse também o sub-tema do mês de Agosto, no Santuário: «Creio em Jesus Cristo, Filho de Deus». A reflexão que o Papa propõe aos jovens pode guiar-nos a todos, no aprofundamento do tema que este mês nos é proposto”, escreveu.
No final do editorial, o Reitor lembra que a devoção a Nossa Senhora está também ligada à vivência deste acontecimento mundial.
“A concluir, não posso deixar de recordar que, desde 2003, a cruz que marca a preparação e a realização das Jornadas Mundiais da Juventude é acompanhada por um ícone de Nossa Senhora, por vontade expressa do Papa João Paulo II. E o Papa Bento XVI, no final da mensagem para esta Jornada, evoca Maria como exemplo e intercessora, pedindo que ela, que viveu enraíza e edificada em Cristo e firme na fé, interceda por todos os jovens que se preparam para participar neste acontecimento tão importante. Esta é também a súplica que dirigimos a Nossa Senhora por todos os jovens e por todos os peregrinos”, sublinha.
PDF

HORÁRIOS

04 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.