07 de fevereiro, 2017

Laurinda.jpg

Jornalista Laurinda Alves profere conferência intitulada «Santa Maria, Mãe de Deus». A maternidade divina de Maria

Conferência tem lugar este domingo na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
 

O Santuário de Fátima realiza este domingo, pelas 16h00, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a terceira de um ciclo de cinco conferências de temática mariana intitulada «Santa Maria, Mãe de Deus». A maternidade divina de Maria, e que será proferida pela jornalista Laurinda Alves.

Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, Laurinda Alves é Professora-Regente de Comunicação, Liderança e Ética na Nova SBE – School of Business and Economics, em Lisboa, desde 2013.

Jornalista de televisão, rádio e jornais, foi colunista no jornal Público durante 12 anos, depois assinou uma coluna diária no jornal i e atualmente é colunista e entrevistadora no jornal Observador. Conferencista, bloguer, autora e apresentadora de programas de televisão, faz análise sobre a atualidade na rádio e televisão e publicou 6 livros. Criou e dirigiu a revista XIS, durante 8 anos, e ensina técnicas e práticas de comunicação em escolas, universidades e empresas desde 1990.

No dia 12 de fevereiro, os peregrinos que se deslocarem até ao Santuário também vão poder assistir a um Pequeno Concerto Espiritual interpretado por Hugo Sanches, Ana Vieira Leite e Orlanda Velez Isidro, inserido nos Fragmentos Musicais III.

Hugo Sanches nasceu no Porto em 1973. É mestre e licenciado em música pela ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo - do Instituto Politécnico do Porto, licenciado em Guitarra Clássica pela mesma escola e pós-graduado em Psicologia da Música pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Estudou alaúde e práticas históricas de interpretação musical. O professor, do Curso de Música Antiga da ESMAE, atua frequentemente em recitais a solo e colabora ou colaborou com várias formações, tais como Arte Mínima, Ensemble Pavaniglia, Orquestra Barroca da Casa da Música, The English Air, Officina da Música, L’Universo Sommerso, Amar contra o Silêncio, Sete Lágrimas, Orquestra Vigo 430, Ensemble Norte do Sul, Orquestra barroca de Veneza, Os Músicos do Tejo e Ensemble Mi contra Fa. Participou em diversos festivais e atuou em salas de espetáculo de todo o mundo.

Ana Vieira Leite, outra das interpretes, nasceu em Braga em 1995. É licenciada em Canto pela ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Porto.

Iniciou os seus estudos musicais em violino, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Braga e estudou Canto com Liliana Coelho na mesma escola. Em 2013 concluiu o curso do conservatório com distinção e, no mesmo ano, ingressou na ESMAE onde estudou sob a orientação de António Salgado.

Participou ativamente em cursos e masterclasses com Luis Girón May, Chu Tai-Li, Connie de Jongh, Kelvin Grout entre outros. Foi premiada com o segundo prémio no Concurso Nacional de Canto de Conservatórios Oficiais de Música em 2011, 2012 e 2013.

Enquanto solista, interpretou várias obras de renome, entre elas a 4.ª Sinfonia de Gustav Mahler, Magnificat de Johann Sebastian Bach, Litaniae Lauretanae de Wolfgang Amadeus Mozart, Gloria de Antonio Vivaldi, Messiah de Georg Friederich Haendel e A Mass for Peace de Karl Jenkins.

Finalmente, Orlanda Velez Isidro nasceu em Évora em 1972. Estudou violino e piano antes de se dedicar ao canto, ingressando em 1990 na classe de Maria Repas Gonçalves no Conservatório de Música de Lisboa. Ao mesmo tempo, concluiu o diploma em Musicologia na Universidade Nova de Lisboa. Posteriormente, deslocou-se para a Holanda, onde estudou no Conservatório de Haia.

Como solista, cantou sob a direção de Michel Corboz, Frans Brüggen (Sonho de uma noite de Verão, com a Orquestra do Século XVIII) e William Christie (Ambronay, 1998). Em 2001, Orlanda Velez Isidro interpretou, no Porto, o papel de Miss Jessel na ópera de Britten The Turn of the Screw, sob a direção de Brad Cohen. Em setembro do mesmo ano classificou-se em 3.º lugar no Concurso Internacional de Canto Barroco de Chimay.

As apresentações centram-se no tema pastoral do ano no santuário mariano ‘O meu imaculado coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus’ e completam o ciclo de conferências que marcou o septenário de celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos na Cova da Iria.

PDF

HORÁRIOS

04 nov 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.