21 de julho, 2021
Itinerário do Peregrino 2020-2023 já está disponívelProposta pretende ajudar peregrinos a conhecer os vários espaços do Santuário de Fátima, numa perspetiva espiritual inserida no tema do triénio «Como Maria, Portadores da Alegria e do Amor»
O Itinerário do Peregrino 2020-2023 já está disponível nos vários postos de distribuição do Recinto de Oração do Santuário de Fátima e na zona dos Valinhos e Aljustrel e em breve poderá ser descarregado aqui nesta página, também em formato de podcast. São duas propostas que pretendem ajudar os peregrinos a conhecer os vários espaços do Santuário de Fátima e zona envolvente, numa perspetiva espiritual inserida no tema do triénio «Como Maria, Portadores da Alegria e do Amor». O Itinerário do Peregrino 2020-2023 distribuído no Recinto de Oração do Santuário de Fátima, começa na Cruz Alta, seguindo para a Capelinha das Aparições. No piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade os peregrinos são convidados a contemplar os espelhos de água e a rezar na Capela do Santíssimo Sacramento. Seguem-se os painéis de vidro da fachada da Basílica da Santíssima Trindade, passando pelo monumento ao Muro de Berlim e finda na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Junto à Cruz Alta, a primeira paragem deste périplo espiritual os peregrinos são convidados a trazer a memória e à oração a história pessoal, as fragilidades e feridas, bem como o sofrimento de tantas pessoas, da humanidade inteira. No segundo item deste itinerário, já na Capelinha das Aparições, há um convite a contemplar o olhar de Nossa Senhora, e a rezar o terço, tendo como intenção a paz. Junto aos Espelhos de Água, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, cada um é convidado a parar um instante para contemplar a beleza e a tranquilidade da luz que se reflete na água, imagem da condição batismal. Se necessário e oportuno, os peregrinos poderão dirigir-se à Capela da Reconciliação para aí celebrar o sacramento do perdão Em seguida, o itinerário conduz à Capela do Santíssimo Sacramento. Mas antes de entrar, há tempo para admirar no átrio a escultura “No Coração de Maria”, de Cristina Rocha Leiria. Já junto a «Jesus escondido», os peregrinos devem deixar envolver-se pelo silencio, predispondo-se a acolher o amor que leva à vida plena e ao desejo de viver cada vez mais na presença de Deus. Já no último ponto do périplo, junto dos túmulos de Santa Jacinta Marto e de Lúcia de Jesus, é conveniente parar por alguns minutos e meditar nas suas vidas. Em seguida, há um convite a contemplar a cruz que está no altar e a Imagem da Peregrina aí presente. Este momento termina com a oração de uma Ave-Maria pela criação, pela humanidade, pela Igreja e pela paz.
O Itinerário do Peregrino 2020-2023 distribuído na zona dos Valinhos e Aljustrel, leva os peregrinos pela Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos, seguindo até à Loca do Cabeço e monumento dos Valinhos. Posteriormente os peregrinos são convidados a visitar o Poço do Arneiro e a Casa de São Francisco e Santa Jacinta. Na Via-Sacra no Caminho dos Pastorinhos, há uma interpelação a meditar sobre o caminho de amor de Jesus, e o modo como abraçou o sofrimento, a fragilidade e a morte em fidelidade e aí nos salvou. À luz deste amor redentor, os peregrinos são convidados a rezar pela própria vida, pelas decisões, pelas próprias fragilidade e a fragilidade da humanidade inteira. Na Loca do Cabeço, os peregrinos são incitados a fazer silêncio para contemplar a intimidade deste lugar. Após visitar por breves momentos a Casa de Lúcia, o itinerário conduz ao Poço do Arneiro. Na casa de São Francisco e Santa Jacinta, há uma forte interpelação a reviver a história dos pastorinhos e suas vivencias e a rezar agradecendo a Deus tudo o que deu a experimentar, a descobrir e a conhecer e a fazer de cada um lugar da Sua morada e instrumento da Sua paz. Estes itinerários estão disponíveis em papel, nos sete idiomas oficiais do Santuário de Fátima – português, espanhol, italiano, francês, alemão, polaco e inglês – nos vários suportes de distribuição, de forma gratuita. Brevemente, estarão disponíveis também em formato digital, acessível nos smartphones e tablets, bem como em formato podcast. |