06 de abril, 2008

O homem, o sacerdote, o investigador e o jornalista, entre as muitas outras facetas do Cónego Manuel Nunes Formigão, foram durante este fim-de-semana objecto de reflexão e homenagem.
Umas Jornadas, intituladas “Padre Manuel Nunes Formigão, sacerdote e apóstolo para o nosso tempo”, organizadas pelas Religiosas Reparadoras de Nossa Senhora das Dores, com momentos de oração e de reflexão e análise, envolveram à volta de quatrocentas pessoas, que esta manhã também participaram na Eucaristia Dominical das 11h00.
Em tempo de Páscoa, D. José Policarpo, convidado pelas religiosas a presidir à celebração, centrou a sua homilia sobre o momento da ressurreição de Cristo. “É importante continuar a proclamar que Deus está vivo” e que pode ser encontrado já neste mundo, exortou.
O prelado recordou sobretudo o papel da obra religiosa por a dedicação principal da vida das religiosas ser esta “busca do Senhor na Adoração”.
Também o Santuário de Fátima se associou a esta justa homenagem.
Nas duas publicações oficiais do Santuário – “Voz da Fátima” e “Fátima Luz e Paz” - a instituição recorda a importantíssima ligação do sacerdote a Fátima e o seu papel na difusão da mensagem de Fátima. 
“A sua ligação ao Santuário de Fátima, ao qual, desde 1917, ano das aparições de Nossa Senhora, dedicou grande parte da sua vida como seu primeiro cronista, historiador e teólogo, exige que nos associemos a este duplo jubileu, exprimindo assim a mais viva gratidão pelo que foi e representa na história do Santuário e pelo seu fervoroso empenho na divulgação da mensagem de Nossa Senhora de Fátima. A sua devoção ao Santíssimo Sacramento e a Nossa Senhora de Fátima eram os pólos da vida deste sacerdote e, por isto, nos unimos também desta forma às comemorações que a Congregação das Religiosas Reparadoras de Fátima, por ele fundadas, estão a realizar", podia ler-se nas referidas publicações aquando do anúncio das Jornadas.
Participação recebida com muitas alegria nestas Jornadas, durante na tarde de Sexta-feira e durante todo o dia de Sábado, foi a do Cardeal Saraiva Martins, Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, que, no Sábado, 5 de Abril, apresentou a conferência “Dimensão Cristológica, Eclesialógica e Mariana do Sacerdócio”.

PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.