Investimento “decisivo e fundamental” foi anunciado no Encontro de Hoteleiros
46.º Encontro de Hoteleiros reuniu profissionais do setor para a apresentação das estatísticas de afluência de peregrinos e da síntese económico-financeira de 2024 do Santuário.
O Santuário de Fátima acolheu esta quinta-feira, 6 de fevereiro, o 46.º Encontro de Hoteleiros, onde foram apresentadas as estatísticas de afluência de peregrinos e a síntese económico-financeira de 2024.
Os participantes reuniram-se a meio da tarde na Capela da Morte de Jesus para participarem numa missa que marcou a abertura do encontro, que prosseguiu com uma sessão no Centro Pastoral de Paulo VI (CPPVI).
Já no Salão do Bom Pastor do CPPVI, o reitor do Santuário de Fátima deu as boas-vindas aos participantes e apresentou o tema “Peregrinos de Esperança”, que orienta a vida do Santuário em 2025, que coincide com o Ano Santo assinalado pela Igreja.
“A mensagem de Fátima é uma mensagem de esperança e isto é algo que queremos transmitir aos peregrinos, durante este ano”, reforçou o padre Carlos Cabecinhas, dando a conhecer as iniciativas previstas pelo Santuário a vivência deste Ano Jubilar a partir de Fátima.
Seguiu-se uma conferência sobre o tema "Lúcia de Jesus: de Fátima para o mundo", na qual a investigadora Sónia Vazão, do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, abordou a relevância internacional da vidente das aparições de Fátima.
Durante a apresentação das estatísticas de 2024, a diretora do Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima, Patrícia Duarte, revelou a presença de 6,2 milhões de peregrinos no Santuário e o aumento do número de grupos organizados, provenientes de 88 países da Europa, América e Ásia.
Em seguida, o reitor do Santuário de Fátima apresentou a síntese económico-financeira de 2024, durante o qual foram apurados 24,42 milhões de euros de rendimentos e 21,84 milhões de euros de gastos, o que corresponde a um saldo positivo do exercício de 2,58 milhões de euros.
O padre Carlos Cabecinhas anunciou ainda o investimento de cerca de um milhão de euros num novo sistema de som para o Recinto de Oração, que deverá estar pronto antes da Peregrinação Internacional de Maio, renovação que o reitor do Santuário caracterizou como “absolutamente decisiva e fundamental” para uma “melhor cobertura sonora” daquele espaço celebrativo.
A palavra final coube ao bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas que realçou a missão essencial dos profissionais hoteleiros no acolhimento dos peregrinos e destacou a atualidade da mensagem da esperança que Fátima oferece ao mundo de hoje.
O dia terminou com um jantar oferecido por uma das unidades hoteleiras de Fátima.
|