12 de maio, 2008

Este Domingo, 11 de Maio de 2008, Dia de Pentecostes,  a Eucaristia Internacional no Santuário de Fátima foi presidida pelo Senhor Cardeal D. José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, que se encontra desde ontem em Fátima a participar no Encontro Nacional do Instituto Secular das Cooperadoras da Família, instituição que este ano celebra 75 anos de existência e que viu em 15 de Março de 2008 reconhecida por Bento XVI a heroicidade das virtudes do seu fundador, Mons. Joaquim Alves Brás.
O decreto da heroicidade de fundador das Cooperadoras da Família foi lido hoje no início da celebração eucarística no Santuário de Fátima, seguindo-se uma salva de palmas pelo numeroso grupo  de peregrinos presente no Recindo de Oração. Foi assinalada a sua heroicidade na “vigorosa procura de perfeição que cultivou desde criança”.
Durante a homilia , o Sr. Cardeal Saraiva Martins, presidente da Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de Maio de 2008, afirmou que "o testemunho da vida de Mons. Joaquim Alves Brás é de tal modo eloquente que não podemos deixar de agradecer a Deus a sua obra e de nos abrirmos, como ele, às múltiplas tarefas da evangelização, em especial das famílias".
Mons. Alves Brás, recordou o prelado, "desde os primeiros tempos de sacerdócio, descobriu que a família era fundamental para a sociedade e para a Igreja: como célula da vida e da educação e como espaço de paz e de santidade".
Ainda sobre o sacerdote considerado "o apóstolo da família", o Cardeal português recordou que “a obra (de Mons. Brás) emerge na década dos anos 30, tendo como pilares estruturantes a Secularidade e a Espiritualidade. Sem virar costas ao mundo, antes metidas no meio dele, as cooperadoras terão como tarefa mostrar a centralidade de Deus e da pessoa humana na nossa história. É uma verdade, que testemunhada com alegria e confiança, define um estilo de vida pessoal e constitui um serviço ao próprio mundo”.
 
No total procederam à sua inscrição no Serviço de Peregrinos do Santuário como participantes nesta Eucaristia outros 27 grupos provenientes de doze países.
 
Participaram nesta Missa 25 mil peregrinos.
PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.