14 de agosto, 2016

3J3A4852.jpg


Improvisações sobre hinos relacionados com Fátima animaram Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

5º Concerto do Ciclo do órgão foi realizado por Giampaolo Di Rosa
 

O quinto concerto do Ciclo do Órgão, promovido pelo Santuário de Fátima no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, foi realizado por Giampaolo Di Rosa, este domingo na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O programa interpretado pelo organista titular da Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma e da Catedral de Vila Real, foi composto, na sua totalidade, por improvisações sobre hinos e melodias ligados à tradição de Fátima, compostos e cantados ao longo destes 100 anos de história, e que se tornaram parte da tradição litúrgica e popular, dos quais se destacaram o Ave de Fátima mas também o Hino do Centenário das Aparições.

Giampaolo Di Rosa é doutorado em análise musical, completou na Europa os estudos de piano, órgão, cravo, música de câmara, interpretação historicamente informada, composição, teoria e análise.

Com um repertório que abrange todas as épocas históricas, para além da improvisação das próprias obras e transcrições para órgão, o músico interpreta ciclos integrais de alguns compositores, entre os quais Johann Sebastian Bach, desenvolve atividade de concertista no mundo inteiro e dedica-se, também, ao ensino, investigação e assessoria para diferentes instituições, como a Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e a Catedral de León em Espanha. Assumiu, desde 2008, a direção artística para a atividade musical do Instituto Português de Santo António, em Roma. O Presidente da República conferiu-lhe, em 2010, o grau de Oficial do Infante D. Henrique.

Giampaolo Di Rosa é um dos seis organistas convidados pelo Santuário de Fátima para o Ciclo do órgão, composto por seis concertos e que integra o vasto programa musical oferecido pelo Santuário da Cova da Iria no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, propondo um repertório criado em diversas épocas e geografias, com estilos variados.

Os peregrinos de Fátima podem escutar obras que representam períodos de 100 anos de música alemã, francesa, música sacra, música contemporânea e, ainda, hinos marianos.

Estes concertos, que permitirão a fruição das capacidades expressivas do órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, re-estruturado, prolongam-se até outubro.

No próximo, a 9 de outubro, o organista titular do Santuário de Fátima, João Santos, interpretará 100 Anos de Música Francesa, encerrando este Ciclo.

PDF

HORÁRIOS

14 jan 2025

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.