10 de fevereiro, 2006

4 de Junho de 2005 – Festa do Coração Imaculado de Maria
Imagem da Virgem Peregrina de Fátima no Vaticano

 A imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima esteve no Vaticano no dia 4 de Junho, Festa do Coração Imaculado de Maria. Presidiu às celebrações litúrgicas o Cardeal Camillo Ruini, Vigário do Santo Padre para a Diocese de Roma e Presidente da Conferência Episcopal Italiana.
 A chegada da imagem à Basílica de S. Pedro aconteceu às15 horas (14 horas de Lisboa). Meia hora depois terá início o período de reflexão sobre a Consagração ao Coração Imaculado de Maria. O Santíssimo Sacramento será exposto às 16 horas, com momentos de oração individual e de recitação meditada do Rosário. Ainda durante essa tarde, será celebrada a Missa, seguida de uma procissão da Imagem da Virgem Peregrina até à Praça de S. Pedro, onde será feita a consagração a Nossa Senhora.
A imagem regressou depois à Diocese de Firenze para continuar o périplo por terras italianas.
A ida da imagem ao Vaticano integra-se na peregrinação mariana “Peregrinatio Mariae 2005”, organizada pelo Apostolado Mundial de Fátima em Itália, que teve início a 9 de Abril.
Até 18 de Agosto, a imagem de Maria percorrerá as comunidades diocesanas das regiões italianas de Campania, Lazio, Toscana, Liguria, Lombardia e Trentino Alto Adige.
Este Apostolado Mundial de Fátima prevê a participação de milhares de pessoas nestas cerimónias no Vaticano, entre peregrinos individuais, grupos, movimentos e associações.
 
Notícia Agência Ecclesia:
Vaticano acolheu Nossa Senhora de Fátima
Bento XVI pede paz no mundo ao Coração Imaculado de Maria

Seis mil membros de trinta associações marianas italianas participaram na tarde deste sábado(4 de Junho) num encontro de oração pela Festa do Coração de Maria, celebrado na Basílica de São Pedro. Esta foi a primeira iniciativa deste género no Vaticano.
As celebrações ficaram marcadas pelo encontro com a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. A chegada da imagem à Basílica de S. Pedro aconteceu pelas 15 horas (14 horas de Lisboa). Meia hora depois teve início o período de reflexão sobre a Consagração ao Coração Imaculado de Maria. O Santíssimo Sacramento foi exposto às 16 horas, com momentos de oração individual e de recitação meditada do Rosário.
Ainda durante essa tarde, foi celebrada a Missa, seguida de uma procissão da Imagem da Virgem Peregrina até à Praça de S. Pedro, onde foifeita a consagração a Nossa Senhora.
“A devoção à Virgem expressa-se na fé, no amor cristão e em fazer de nossa vida uma existência eucarística”, disse aos presentes o Cardeal Camillo Ruini, vigário do Papa para a diocese de Roma, que presidiu às celebrações litúrgicas.
No dia seguinte, Bento XVI referiu-se a esta iniciativa, dizendo aos peregrinos que “o coração que mais se assemelha ao de Cristo é, sem dúvida, o coração de Maria, sua Mãe Imaculada, e precisamente por esse motivo a liturgia apresenta-a à nossa veneração”.
“Respondendo ao convite dirigido pela Virgem de Fátima, encomendamos ao seu Coração Imaculado, que ontem contemplámos de maneira particular, o mundo inteiro para que experimente o amor misericordioso de Deus e conheça a verdadeira paz”, acrescentou.



PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.