27 de fevereiro, 2025
![]() Imagem original de Nossa Senhora de Fátima vai a Roma a pedido do PapaA Imagem da Virgem Maria viaja até Roma, em outubro, por ocasião do Jubileu da Espiritualidade Mariana. Será a quarta vez que se desloca à capital italiana.
Nos dias 11 e 12 de outubro, a Imagem original de Nossa Senhora de Fátima sairá da Cova da Iria e viajará até Roma para estar presente no Jubileu da Espiritualidade Mariana. O pedido partiu do Papa Francisco, há alguns meses, por meio do Dicastério para a Evangelização, e a confirmação da ida da Imagem foi comunicada hoje, 27 de fevereiro, pelo Vaticano. No documento veiculado esta manhã, o Dicastério para a Evangelização informa que na missa presidida pelo Papa, no dia 12 de outubro, às 10h30, na Praça de S. Pedro, “a célebre imagem da Virgem Maria, conhecida pelos fiéis de todo o mundo, estará também presente entre os fiéis participantes”, enriquecendo “ainda mais este momento de oração e reflexão”. Ainda no dia 12, a Imagem de Nossa Senhora regressará a Fátima para estar presente nas celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de outubro. Citado no comunicado, D. Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, sublinha que “a presença da amada imagem original de Nossa Senhora de Fátima permitirá a todos fazer a experiência da proximidade da Virgem Maria”, descrevendo-a como “um dos ícones marianos mais significativos para os cristãos de todo o mundo”. Na mesma nota informativa, D. Rino Fisichella recupera as palavras do Santo Padre na Bula de proclamação do Jubileu “Spes non confundit”, que se referiu à Virgem Maria como “a mais afetuosa das mães, que nunca abandona os seus filhos”. Para o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, o pedido da presença da veneranda Imagem de Nossa Senhora de Fátima no Jubileu da Espiritualidade Mariana foi recebido com alegria. Sublinha que esta escultura sai do Santuário da Cova da Iria muito excecionalmente e apenas a pedido dos Papas. “A particular devoção com que o Papa Francisco olha para esta escultura — como aconteceu no Campo da Graça em Lisboa, na missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude — é para os devotos de Nossa Senhora de Fátima um verdadeiro estímulo a acolher a mensagem de paz que a Virgem Maria em Fátima trouxe ao mundo”, afirma o padre Carlos Cabecinhas. O reitor do Santuário de Fátima refere ainda que “neste tempo jubilar, a Virgem de Fátima é, assim, a mulher da alegria pascal, mesmo no tempo doloroso que o mundo vive”. “Mais uma vez, a 'Senhora vestida de branco' se fará peregrina da esperança e, em Roma, estará junto do 'bispo vestido de branco', como carinhosamente os pastorinhos de Fátima se referiram ao Santo Padre”, conclui.
Em 2013, a Imagem esteve em Roma a pedido do Papa Francisco. Imagem vai a Roma pela quarta vezEsta será a quarta vez que a Imagem sai do Santuário de Fátima para ir a Roma. A primeira aconteceu a 25 de março de 1984, quando o Papa João Paulo II pediu que a escultura que se venera na Capelinha das Aparições fosse ao Vaticano, em pleno Ano Santo da Redenção, para que fosse renovada, em união com os bispos da Igreja, a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria. Foi após este ato de consagração, que decorreu na Praça de São Pedro, que o Papa João Paulo II ofereceu a Nossa Senhora a bala que o tinha atingido no atentado de que tinha sido vítima a 13 de maio de 1981, pessoalmente entregue ao então bispo de Leiria-Fátima, D. Alberto Cosme do Amaral. A segunda visita a Roma aconteceu entre 6 a 9 de outubro do Ano Santo de 2000, no âmbito do Jubileu dos Bispos. No dia 8 de outubro, diante da imagem e em união com todo o episcopado, João Paulo II fez a consagração do novo milénio a Nossa Senhora. A terceira e última vez que a Imagem de Nossa Senhora esteve em Roma foi a 12 e 13 de outubro de 2013, a pedido do Papa Francisco, que escolheu a imagem que se venera na Capelinha das Aparições como ícone para representar a devoção mariana no mundo, no âmbito da Jornada Mariana, que teve lugar no Vaticano por esses dias. No dia 13, diante da imagem, o Papa entregou a humanidade a Nossa Senhora. A Imagem original de Nossa Senhora de Fátima é uma obra do artista português José Ferreira Thedim, que a criou em 1920. Encontra-se habitualmente na Capelinha das Aparições, na Cova da Iria, local onde em 1917 a Virgem apareceu a Lúcia, Francisco e Jacinta. A escultura tem 104 centímetros de altura e foi esculpida em cedro do Brasil, a partir do testemunho da Irmã Lúcia. Foi coroada solenemente a 13 de maio de 1946 e a bala que atingiu João Paulo II, no atentado que sofreu, em 1981, foi mais tarde incrustada na coroa. A entrada na Praça de S. Pedro, por ocasião da Celebração Eucarística, por ocasião do Jubileu da Espiritualidade Mariana, será gratuita e não é necessário bilhete. As inscrições para participar no evento jubilar já estão abertas no sítio Web e terminam a 10 de agosto de 2025, informa ainda o Dicastério para a Evangelização.
|