11 de outubro, 2013

 Escultura tem novo rosário (terço)
 
No contexto da deslocação da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, esculpida em 1920 por José Ferreira Thedim para ser venerada na Capelinha das Aparições, a secção de Arte e Património do Santuário de Fátima, através do seu responsável, informa que se encontram finalizados os trabalhos de preparação da escultura. 
 
Nota da Secção de Arte e Património:
 
A escultura foi observada com toda a minúcia em ordem a permitir localizar a existência de pontos de maior fragilidade da sua camada pictórica e a permitir fixar algumas áreas que oferecessem risco de destacamento. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do protocolo celebrado com o Instituto Politécnico de Tomar que, através dos membros do Laboratório de Conservação e Restauro desta Instituição, se encontra a assessorar o Museu do Santuário de Fátima no que respeita ao estudo e conservação desta importante escultura. 
 
A análise corroborou, uma vez mais, que a escultura se encontra em bom estado de conservação, tendo apenas sido levada a cabo uma intervenção de limpeza (mecânica e química), libertando a Imagem da sujidade superficial que, inevitavelmente, se vai acumulando ao longo do tempo. 
 
A intervenção de limpeza foi realizada entre os dias 23 e 26 de setembro nas instalações do Santuário de Fátima pelas conservadoras restauradoras Carla Rego (coordenadora) e Lígia Mateus, na presença dos técnicos do Museu do Santuário de Fátima. Também nestes dias, a coroa preciosa que acompanhará a Imagem foi objeto de uma operação de limpeza. Neste mesmo período, foram efetuados ajustes ao estojo que servirá para o transporte da escultura, garantindo o melhor acondicionamento da Imagem. 
 
Os trabalhos terminaram no dia 10 de outubro, quando foi colocado na escultura o novo rosário (terço) que a partir desta data estará nas mãos da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Uma vez que o rosário que ali fora colocado nos anos 70 se encontrava deteriorado, por decisão do Reitor do Santuário coloca-se agora na Imagem o terço oficial do Santuário, cujo primeiro exemplar foi oferecido ao Papa Bento XVI que o usou na oração da vigília do dia 12 de maio de 2010, quando da sua peregrinação ao Santuário. O novo rosário da Imagem da Capelinha, pelo facto de se constituir um importante sinal que lembra aos fiéis que o contemplarem os mistérios da salvação, foi benzido pelo Reitor do Santuário, numa breve celebração, minutos antes de ser colocado na escultura. 
 
O rosário que agora a Imagem ostenta apresenta, ainda, uma particularidade que o torna singular: feito propositadamente para a escultura com ouro das ofertas dos peregrinos de Nossa Senhora, as ave-marias do terço – em tudo igual ao que o santuário tem como oficial – são compostas não por contas de topázios (cor azul) mas por contas de cristal de rocha (transparentes), manifestando, deste modo, que o terço da Imagem de Nossa Senhora faz eco das descrições antigas que falam da aparição da Virgem Maria envolta em luz. 
 
Entre os primeiros hinos que os peregrinos cantaram em Fátima, estavam estes versos, da autoria do doador da Imagem, Gilberto Fernandes dos Santos, e que bem espelham a importância – inclusivamente teológica – que a mensagem de Fátima transporta: os mistérios de Cristo que a Virgem Maria nos convida a celebrar através da oração do Rosário são a luz dos passos da humanidade. 
 
«Das mãos lhe pendiam
Esferas de luz
Assim era o terço 
Da Mãe de Jesus» 
 
(estrofe 5 de um hino datado de 13 de maio de 1922; Documentação Crítica de Fátima, IV-1, p. 46-48). 
 
Marco Daniel Duarte
Responsável pela secção de Arte e Património do Santuário de Fátima
PDF

HORÁRIOS

18 nov 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.