19 de julho, 2013

Dos arquivos do Culto a Nossa Senhora de Fátima no Mundo
 
Ilhas Selvagens têm nicho dedicado a Nossa Senhora de Fátima 
 
”“...Haja respeito...
 
Uma curiosidade a fechar o dia de hoje, em que o Presidente da República portuguesa, Anibal Cavaco Silva, visitou as ilhas Selvagens: recuperamos um recorte do jornal oficial do Santuário de Fátima Voz da Fátima, datado de 13 de maio de 2003, no qual se dava conta da existência de uma pequena gruta dedicada a Nossa Senhora de Fátima nas ilhas Selvagens, mais propriamente na Selvagem Grande.
 
Intitulado “Nossa Senhora de Fátima no ponto mais meridional de Portugal”, o artigo, assinado pelo padre Luciano Cristino, diretor do Serviço de Estudos e Difusão (SESDI) do Santuário de Fátima, responsável pelo arquivo do Culto a Nossa Senhora de Fátima no Mundo, reiterava a informação veiculada pela rádio Renascença e pelo jornal Diário de Notícias. 
 
A jornalista correspondente do diário nacional que assinara o trabalho citado e que fornecera informação posterior diretamente ao SESDI, Lília Bernardes, era filha de um dos pescadores que construíra o nicho incrustado na rocha que viria a ser dedicado a Nossa Senhora de Fátima, João Clímaco de Freitas.
 
A imagem de Nossa Senhora ali colocada foi oferecida por Teresa Paiva e Cunha, madeirense, com o propósito da proteção aos pescadores.
 
Os pescadores deixaram na gruta, ao lado do nicho, refere o artigo do jornal Voz da Fátima, a seguinte inscrição, que ainda lá se manterá: “Nossa Senhora de Fátima, / Senhora das Selvagens. / Aqui é Portugal./ Haja respeito. / Está benzida. / 20 de setembro de 1949 / João C. Freitas”.   
 
LeopolDina Simões
 
..https://www.fatima.pt/files/upload/2013n/_3_4b335b3e9dce4.pdf
PDF

HORÁRIOS

18 nov 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.