29 de março, 2019
II Jornada de Comunicação realçou importância de Fátima nos media#PlayFátima foi o título da iniciativa que reuniu 200 participantes
O Santuário de Fátima promoveu, a II Jornada de Comunicação, com o título #PlayFátima. A iniciativa decorreu no Centro Pastoral de Paulo VI, e contou com cerca de 200 participantes. Na génese desta segunda edição esteve a era digital que a sociedade atravessa. Na palavra de abertura, o Pe. Vitor Coutinho, vice-reitor do Santuário de Fátima salientou a importância de Fátima nos media. “Fátima é, desde os seus inícios, um fenómeno de comunicação, não apenas pela forma singular como se divulgou e expandiu a informação relativa aos acontecimentos da Cova da Iria, mas também porque os meios de comunicação social da época fizeram eco do que aqui se passava ainda durante o decorrer dos acontecimentos”, explicou. O vice-reitor considera que “poucos fenómenos sociais terão mantido na opinião pública, como Fátima o fez, um interesse continuo ao longo de tanto tempo”. “Fátima é, provavelmente, o maior fenómeno de comunicação em Portugal”, salientou. No primeiro painel, Joana Martins, da RTP, e Manuel Pestana Machado, do Observador, apresentaram uma reflexão sobre a importância do vídeo nas redes sociais. Clara Almeida Santos, da Universidade de Coimbra, falou sobre o StoryTelling digital. No segundo painel, Nuno Patrício, da RTP, e Tiago Lavado, da BTV abordaram a articulação entre a linguagem do vídeo e a linguagem institucional. No terceiro e último painel, Paulo Santos, da Escutismo TV e apresentou uma reflexão acerca do modo como se pode comunicar o evangelho através da imagem. No Santuário de Fátima vive-se uma nova fase, em que é evidente a aposta no vídeo online, materializada já pelo streaming que diariamente é disponibilizado aos peregrinos com as celebrações na Capelinha das Aparições e também a oferta da missa diária do programa oficial, às 11h00. Esta II Jornada de Comunicação do Santuário de Fátima inserida no contexto do ano pastoral – Dar Graças por Peregrinar em Igreja – interpela para os desafios que se colocam hoje à comunicação nas redes sociais e aos instrumentos que são utilizados para melhorar e rentabilizar, de forma verdadeira e eficaz, a mensagem. |