12 de abril, 2013




A 7 de abril, festa da Divina Misericórdia, a réplica do ícone de Nossa Senhora de Czestochowa, Polónia, que se encontra em peregrinação pelo mundo em defesa da vida, esteve no Santuário de Fátima, depois de ter percorrido cerca de 65 000 km e visitado 24 países. Em Portugal, o ícone chegou a 2 de março e desde essa data tem percorrido o país de norte a sul, visitando várias paróquias, instituições e congregações religiosas.  
 
Na manhã do dia 7 de abril e antes de chegar ao Santuário de Fátima o ícone esteve também na capela bizantina do “Domus Pacis”, sede internacional do Apostolado Mundial de Fátima, onde foi venerado por centenas de pessoas, a maioria oriundas de países do leste europeu.
 
Cerca das 14:00, o ícone chegou à Capelinha das Aparições e foi colocado ao lado da imagem de Nossa Senhora de Fátima onde permaneceu durante a Hora de Reparação ao Imaculado Coração de Maria. A celebração, que incluiu a recitação do Rosário, foi presidida por D. Wieslaw Mering, bispo de Wloclawek, Polónia. A ele associaram-se outros sacerdotes, entre os quais o padre Francisco Pereira, capelão do Santuário de Fátima,  monsenhor Andrew Steckiewicz, Vigário-geral da arquidiocese de Minsk-Mogilev,  Bielorrússia, e o padre Wlodzimierz Ogorzalek, do Santuário de Czestochowa.
 
Depois do Rosário, o ícone de Nossa Senhora foi levado em procissão até à Basílica da Santíssima Trindade para a  Eucaristia. Cerca de 3 000 mil pessoas, entre elas algumas vindas do estrangeiro, participaram nesta celebração. No final, o ícone foi levado para a Capela da Ressurreição de Jesus onde ficou à veneração dos fiéis até às 21:30. 
 
A 8 de abril, Nossa Senhora de Czestochowa viajou até ao Santuário de Nossa Senhora da Nazaré para encerrar oficialmente a primeira etapa da peregrinação “De Oceano a Oceano”, assim designada por ter iniciado em Vladivostok, na Rússia, junto ao oceano Pacífico, e terminar em Fátima, Portugal, junto ao oceano Atlântico.
 
O Comité internacional da peregrinação reuniu em Fátima de 6 a 8 de abril para fazer o balanço desta iniciativa e programar ações futuras. Concluíram que a campanha de oração pela vida, inspirada no ícone da Virgem de Czestochowa, rainha da Polónia, deu um contributo significativo para que a vida humana, e de modo particular a vida nascente, seja sempre respeitada como um dom precioso de Deus.
 
Depois de um breve interregno, o ícone peregrino de Nossa Senhora de Czestochowa seguirá para os Estados Unidos da América dando continuidade à missão. 
 
Nuno Prazeres 
Apostolado Mundial de Fátima
www.deoceanoaoceano.org 
PDF

HORÁRIOS

18 nov 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.