I Jornadas de Comunicação Social do Santuário de Fátima
Tempo de formação está inserido no âmbito do Ano Jubilar do Centenário das Aparições
O Santuário de Fátima promove as I Jornadas de Comunicação Social abertas a todos os profissionais da comunicação, e todos os comunicadores que se interessam pela temática Mariana de Fátima, no ano em que se faz festa no Santuário, em virtude da celebração do centenário das Aparições e da visita do Papa Francisco.
Com data marcada para 22 de março, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, este momento formativo conta com um primeiro painel, no qual participam o bispo da diocese de Leiria-Fátima, D.António Marto, e o reitor do Santuário, Pe. Carlos Cabecinhas, sobre os eixos teológicos da mensagem de Fátima. No segundo painel, o Diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, Marco Daniel Duarte será o orador, com uma conferência sobre as fontes de Fátima. As jornadas, que se realizam durante todo o dia, contam de tarde com as conferências de Octávio Carmo, chefe de redação da Agência Ecclesia e Paulo Agostinho, Editor de Lusofonia e Internacional da Agência Lusa, sobre como comunicar Fátima nos media generalistas. Para encerrar os trabalhos haverá ainda mais duas intervenções com o porta voz do Opus Dei em Portugal, Pedro Gil e a Diretora de comunicação do Santuário de Fátima, Carmo Rodeia, que abordarão aspetos mais específicos da visita do papa Francisco, no contexto da vivência do Centenário das Aparições.
A iniciativa destina-se a todos os profissionais de comunicação e visa enquadrar os jornalistas nos aspectos essenciais do fenómeno e da mensagem de Fátima, aproveitando as comemorações do Ano Jubilar.
Para Carmo Rodeia, Diretora de Comunicação do Santuário de Fátima, “a Igreja Católica sempre procurou estabelecer um diálogo com o mundo e hoje esse diálogo faz-se, sobretudo, através da comunicação, seja nos media tradicionais generalistas seja nas redes sociais. Por isso para dialogarmos temos de conhecer bem o meio, saber que mensagem queremos difundir e adequar os recursos a cada uma das necessidades, em cada momento e em cada contexto».
«Quando o assunto das notícias é a religião é fundamental o empenho, rigor e conhecimento da área em questão uma vez que é um tema complexo, não só pela linguagem mas também pelo próprio conteúdo que mexe com a sensibilidade de cada um”, refere ainda.
“Tal como quando se escreve sobre economia ou política não é necessário ser-se economista ou político, mas devemos conhecer os contextos e as linguagens utilizadas por cada um dos protagonistas desses ambientes, também no que toca à religião não é preciso ser-se crente mas os jornalistas têm de estar familiarizados com a linguagem religiosa para melhor a decifrarem”, sublinha destacando que “só assim se conseguirá produzir uma informação precisa, objetiva e rigorosa”.
“Fomos desafiados pelo Papa Francisco, na sua mensagem para o 51º dia das Comunicações Sociais, a sermos construtores de boas notícias; comunicar Fátima- o acontecimento e a mensagem- é comunicar uma boa notícia na medida em que estamos na presença de uma mensagem de amor, de misericórdia, com uma enorme atualidade dado o momento histórico em que nos encontramos. O desafio está em como fazê-lo. É com essa achega dos profissionais que também procuramos seguir caminho”, conclui.
As I jornadas de comunicação do Santuário de Fátima são abertas a todos os profissionais de comunicação- jornalistas, assessores, repórteres e comunicadores em geral-, mediante a inscrição prévia, com um custo de 10 euros. As inscrições devem ser feitas on line, aqui.
PROGRAMA
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