19 de fevereiro, 2008

Desde há vários anos, o Santuário de Fátima leva a efeito diferentes iniciativas de âmbito musical, para além de apoiar outros projectos exteriores ao Santuário. O propósito é sempre o mesmo: o enriquecimento cultural.
De seguida apresentam-se alguns trabalhos desenvolvidos directamente pelo Santuário de Fátima:

Na tarde de 25 de Dezembro de 2007, no órgão da Basílica, realizou-se o Concerto de Natal, pelo organista titular do Santuário de Fátima, Nicolas Roger. Assistiram ao concerto à volta de duas centenas de pessoas.
 
Passados uns dias, no dia 28, foi a vez da realização do Concerto de Natal pelos Alunos da Escola de Órgão de Tubos do Santuário de Fátima. Seis dos actuais doze alunos da Escola, criada em 1998, com idades entre os oito e os 30 anos de idade, tocaram várias peças no órgão de tubos da Basílica do Santuário. Cerca de uma centena de pessoas – responsáveis do Santuário, familiares dos alunos e outras pessoas – puderam admirar parte do trabalho desenvolvido por esta escola que tem como professor responsável Nicolas Roger.
Para além da música, este Concerto foi também um momento de oração e de exortação para a importância do desenvolvimento da arte musical e do espírito cristão do Natal.
Foi uma espécie de paraliturgia ou, como se lhe chamou, celebração – concerto. Mons. Luciano Guerra, Reitor do Santuário, manifestou a sua satisfação pela realização do concerto e reafirmou o propósito em o Santuário de Fátima ter também como missão o apoio ao desenvolvimento da música sacra.
 
Recorde-se que, para além dos grandes Concertos dos Magos e da Páscoa, estes no Centro Pastoral Paulo VI, e sempre com muito público, o Santuário promove durante todos os Domingos desde a Páscoa até final de Outubro, a realização de concertos de órgão de tubos, no Recinto do Santuário.
 
Ainda nesta área, e sempre com o intuito do apoio à música e à cultura, o Santuário tem em actividade a “Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima”, coro infantil que tem participado em diversas actividades litúrgicas e culturais, como recentemente na Oratória “Fátima, sinal de esperança para a humanidade”.
A Schola, sob a coordenação do maestro Paulo Lameiro, integra cerca de 50 meninos e meninas de várias escolas de Fátima, entre os 5 e os 12 anos de idade.
 
Ainda a dar os primeiros passos, foi criado em 2007 um outro grupo musical no Santuário, ainda sem designação específica.
Um grupo de trabalhadores, de forma entusiasta, dá o seu melhor para animar alguns encontros dos funcionários do Santuário. A apresentação aos colegas ocorreu em Setembro de 2007, por ocasião da Festa do Jubileu Sacerdotal do Reitor do Santuário, e o segundo momento foi na Festa de Natal dos trabalhadores do Santuário.
 
O projecto mais antigo em termos musicais é o Coro do Santuário de Fátima. Neste coro, sob a orientação do Maestro P. Artur Oliveira, responsável pela secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, cerca de 40 vozes adultas animam as celebrações oficiais durante todo o ano. Pequenos grupos de voluntários participam nos cânticos do terço da Rádio Renascença e no Terço da noite e Procissão das velas.
Por vezes, para as grandes peregrinações aniversárias, juntam-se ao coro principal alguns elementos das freguesias de Ourém e Alburitel.
 
Oratória continua digressão
A Oratória “Fátima, sinal de esperança para a humanidade”, depois de mais dois momentos de sala cheia na Sé de Coimbra e na Igreja Paroquial de Mangualde, a 12 e 13 de Janeiro, respectivamente, tem agendada nova actuação, neste caso a realizar no âmbito da Peregrinação da Diocese de Leiria-Fátima ao Santuário de Fátima, a 9 de Março.
Este próximo concerto, inicialmente anunciado para o Centro Pastoral Paulo VI, realizar-se-á na Igreja da Santíssima Trindade, local onde aliás aconteceu a estreia deste trabalho musical com assinatura do compositor Padre António Cartageno. Com entradas livres, o espectáculo terá início às 15h00.
Artigo publicado na "Voz da Fátima", edição de 13.02.2008
 
 
 
PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.