12 de abril, 2025

2025-04-09ummespia1.jpg

Guia passo a passo para peregrinar ao Santuário de Fátima

A um mês da primeira grande peregrinação de 2025, esclarecemos as principais dúvidas para quem planeia peregrinar à Cova da Iria.

 

De dia e de noite, em todos os momentos do ano, as portas do Santuário de Fátima encontram-se abertas. Os peregrinos são sempre bem-vindos. A visita rápida de umas horas ou a participação numa celebração não carecem de pré-aviso ou de preparação especial. Já a vinda ao Santuário de Fátima em peregrinação organizada requer o cumprimento de alguns preceitos para os quais os grupos nem sempre estão despertos.

Para que as peregrinações ao Santuário de Fátima possam decorrer da melhor forma, seja do ponto de vista logístico, seja na vertente espiritual, o Departamento de Acolhimento e Pastoral responde de forma direta às perguntas e às dúvidas que, mais frequentemente, ocorrem a quem planeia peregrinar ao Santuário da Cova da Iria.

 

Onde e como pode ser feita a marcação de uma peregrinação?

A marcação de uma peregrinação pode ser feita presencialmente, nos serviços do Departamento de Acolhimento e Pastoral do Santuário de Fátima (DAP), no edifício da Reitoria, ou por escrito, através de [email protected] (ou para a morada: A/c DAP, Santuário de Fátima, Rua de Santa Isabel, 360, 2495-424 Fátima). Embora seja possível esclarecer telefonicamente quaisquer questões a este respeito (+351 249 539 600), nenhuma marcação poderá ser formalizada senão por um daqueles dois meios, presencial ou escrito, sendo finalmente vertida para uma “ficha de grupo” que fixa o programa estabelecido.

Qual o melhor momento do ano para realizar uma peregrinação a Fátima?

Todos os períodos do ano são adequados para peregrinar a Fátima. Contudo, há naturais vantagens e eventuais desvantagens em qualquer período. Por exemplo, na época de verão (da Páscoa ao fim de outubro), há um ligeiro alargamento da oferta celebrativa do programa oficial do Santuário e as condições meteorológicas poderão ser mais favoráveis a uma vivência mais completa do lugar, apesar das eventuais limitações decorrentes da maior afluência de peregrinos. Por seu turno, a época de inverno (de novembro à Páscoa) oferecerá maior amplitude de opções para resposta positiva a solicitações de marcação de acordo com os horários e espaços celebrativos da preferência dos grupos, dada a menor afluência de peregrinos, mas poderá aportar mais frequentemente condições meteorológicas adversas.

As Peregrinações Internacionais Aniversárias (dias 12 e 13, de maio a outubro) são ocasiões particularmente significativas, oferecendo aos peregrinos um programa celebrativo especial.

Com quanto tempo de antecedência se deve marcar a peregrinação?

Embora não haja uma data-limite que impeça formalmente a marcação da peregrinação, a excessiva proximidade poderá dificultar a possibilidade de os serviços do Santuário corresponderem às necessidades e preferências do grupo, em termos de horários e espaços celebrativos disponíveis, por exemplo, mas também em termos de participações possíveis nas celebrações do programa oficial do Santuário. Recomenda-se, pois, que seja reservado, ao menos, um mês de antecedência para a marcação.

Peregrinar a Fátima requer alguma preparação especial?

Deve implicar uma cuidada preparação de aspetos de diversa ordem, de acordo com a natureza da peregrinação, para que de uma preparação adequada possa resultar uma peregrinação tranquila e frutífera.

Deverá atender-se à preparação logística da peregrinação (previsão de necessidades, marcação da peregrinação junto do Santuário, reserva de serviços eventualmente pretendidos no decorrer da peregrinação até e em Fátima, etc.), mas não menos à sua preparação espiritual e pastoral, com informação atual e adequada acerca da mensagem de Fátima e do Santuário, fazendo corresponder coerentemente a identidade da peregrinação com a identidade específica de Fátima, meta da peregrinação, nas suas dimensões de história, mensagem e espiritualidade.

Qual a duração aconselhada para uma peregrinação?

É possível marcar uma peregrinação a Fátima com qualquer duração, desde peregrinações mais prolongadas a peregrinações de um só dia ou mesmo de poucas horas. Porém, para uma mais ampla experiência do Santuário, um programa mais completo e uma vivência espiritual mais profunda, abarcando diversas dimensões, recomenda-se como duração ideal mínima três dias.

Que dados são necessários para inscrever um grupo nos serviços do Santuário?

Habitualmente, os serviços necessitam que sejam partilhados os seguintes dados: identificação do grupo/entidade organizadora e indicação de paróquia, diocese e país de origem; nome e contactos do responsável pelo grupo (identificação obrigatória); nome do sacerdote/animador espiritual que acompanha o grupo; datas de início e fim da peregrinação; local de alojamento em Fátima; número de peregrinos.

O grupo pode incluir crianças?

Sim, com certeza. Grupos com crianças (ou de crianças, como grupos escolares, de catequese ou outros) poderão beneficiar de programas pastorais próprios, especificamente dedicados às crianças. Aquando da marcação da peregrinação, deve ser manifestado o desejo de usufruir de programa específico para crianças. Se se tratar de um grupo de crianças, como os acima mencionados, que pretenda exclusivamente um programa para crianças, deve dirigir o pedido a [email protected]. O mesmo vale globalmente para grupos de/com jovens (sendo, no caso, o endereço específico: [email protected]).

Os serviços do Santuário estão preparados para acolher peregrinos com mobilidade condicionada?

Os espaços do Santuário são maioritariamente acessíveis, isto é, adaptados para peregrinos com mobilidade condicionada. Também as celebrações permitem, na sua globalidade, nos lugares celebrativos em que ocorrem, a disposição de espaço(s) dedicado(s) a peregrinos com mobilidade condicionada, nomeadamente peregrinos em cadeiras de rodas.

O que se pode fazer no Santuário numa peregrinação organizada? Em que celebrações é possível participar?

A peregrinação ao Santuário pode concretizar-se com múltiplas possibilidades em termos de programa (celebrativo, pastoral, cultural…), de acordo com a intenção do grupo de integrar o programa oficial do Santuário e/ou realizar um programa próprio.

De acordo com a opção e com a data da peregrinação e o tempo de permanência em Fátima, podem ser oferecidas ao grupo diversas possibilidades de integração em celebrações do Santuário (missa, terço e outras do programa oficial) e/ou de marcação de celebrações próprias (missa, terço, adoração eucarística, celebração penitencial, oração de grupo, via-sacra, etc.).

O grupo pode levar um sacerdote e ser ele a presidir às celebrações? Se não levar, o Santuário pode assegurar a presença de um sacerdote que oriente espiritualmente o grupo?

O grupo pode ser acompanhado por um sacerdote, que presidirá às celebrações do programa próprio do grupo e o orientará espiritualmente. O sacerdote poderá ainda concelebrar nas celebrações do programa oficial do Santuário em que o grupo se integre ou presidir em algumas muito específicas, de acordo com as normas estabelecidas e as indicações dos nossos serviços. Deve sempre fazer-se acompanhar do seu documento de identificação sacerdotal (Celebret).

O Santuário assegura habitualmente a presidência das celebrações do programa oficial, mas não as dos programas de grupo.

Para além da participação nas celebrações, o que é possível fazer e/ou visitar no Santuário no contexto da peregrinação?

À dimensão especificamente celebrativa da peregrinação, os grupos podem associar o aprofundamento das dimensões espiritual, pastoral e cultural de que se pode revestir a sua experiência de Fátima. Podem ampliar o conhecimento sobre o acontecimento de Fátima e a vivência da sua mensagem e espiritualidade fazendo experiência de lugares e propostas que enriquecerão a sua peregrinação. São disso exemplo a visita aos lugares das aparições do Anjo, em 1916 (e de Nossa Senhora, em agosto de 1917), em Valinhos e Aljustrel, a visita às casas dos Pastorinhos nesta mesma aldeia, o visionamento de um filme ou documentário sobre Fátima ou a visita às exposições permanente e/ou temporária do Museu do Santuário de Fátima. Para o agendamento de visitas aos espaços museológicos deve ser utilizado o endereço: [email protected].

É possível dispor de um guia para visita ao Santuário? Se sim, como é necessário proceder e quanto se paga?

Grupos que não disponham de guia próprio poderão solicitar aos serviços uma visita guiada ao Santuário, que se marcará mediante disponibilidade. A visita incide sobre a história e a mensagem de Fátima em relação com a história e a especificidade dos diversos espaços. Este serviço é gratuito.

É possível tirar fotografias e fazer vídeos?

É possível fazer fotografias e/ou vídeos no Santuário de Fátima. Quando em grupo, o registo fotográfico ou videográfico da peregrinação, nomeadamente das celebrações em que este tome parte e dos espaços que visite, deve ser precedido de acreditação requerida junto dos serviços do DAP e feito com respeito pelas normas estabelecidas.

Quanto se paga para realizar uma peregrinação a Fátima?

O registo de uma peregrinação ao Santuário e a marcação de espaços celebrativos (ou a associação a celebrações do programa oficial) não comporta quaisquer custos para os grupos em peregrinação.

A inscrição de um grupo de peregrinos pode contemplar alojamento numa das casas de retiros?

Um grupo em peregrinação ao Santuário pode, mediante pedido de reserva e disponibilidade, ficar alojado, tomar refeições e usar espaços de encontro/reunião/conferência nas unidades do Departamento de Hospedagem do Santuário de Fátima, cujo endereço de email é: [email protected].

Que regras ou normas devem os peregrinos respeitar enquanto permanecerem no Santuário?

O Santuário de Fátima é um lugar de peregrinação, que faz memória das aparições da Virgem Maria a Jacinta, Francisco e Lúcia. É, pois, um lugar que tem a vivência da fé cristã, nas suas múltiplas expressões, como sua realidade primeira. Os peregrinos devem, antes de tudo, respeitar o silêncio e o ambiente espiritual que são próprios deste lugar. Deverão estar ainda sensibilizados para a limpeza nos espaços exteriores e nos lugares de oração/celebração, para os cuidados a ter com os haveres pessoais, para o cumprimento de horários agendados, para a ativa participação no programa pastoral do Santuário, etc.

Quando em grupo, os peregrinos devem, particularmente, ter em consideração os demais peregrinos e grupos presentes, com vista a uma harmoniosa vivência do lugar e das celebrações. Nestas, devem ser seguidas as orientações fornecidas pelos serviços no processo de marcação da peregrinação. E, em todas as circunstâncias e nos diversos lugares, devem ser respeitadas as indicações dadas pelo vigilante ou acolhedor do Santuário.

PDF

HORÁRIOS

12 abr 2025

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.