Grupos linguísticos apresentam as conclusões dos 5 dias de Congresso Mariológico Mariano Internacional.
Sessão conclusiva aconteceu ao final da manhã no Salão do Bom Pastor no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.
Os vários grupos linguísticos, que apresentaram os seus trabalhos ao longo do 24º Congresso Mariológico Mariano Internacional, apresentaram esta manhã as conclusões às reflexões expostas ao longo de 5 dias.
Manfred Hauke, responsável pelo grupo Alemão, falou do papel fundamental que a devoção aos cinco primeiros sábados têm na Polónia, bem como o testemunho de S. João Paulo II na perspetiva de futuro devocional.
O grupo da Ásia e Oceânia, liderado por Isabell Naumann, concluiu que a complexidade da teologia sublinha o efeito transformador da mensagem de Fátima. Este grupo trabalha numa região onde só há 3% de população católica, o que incentiva a um profundo diálogo inter-religioso.
O grupo Luso-Brasileiro coordenado por Rafael Silva falou da importância das comunidades brasileiras que têm um grande amor e fidelidade à mensagem de Fátima, «os ecos da mensagem de Fátima encontram um profundo acolhimento na América Latina».
Valerija Konvac apresentou as conclusões do grupo Croata, que considera que o objetivo da mensagem de Fátima é espiritual e ilumina o caminho do Homem através das suas fraquezas, «É importante ler a presença de Deus na história através dos tempos».
O grupo Espanhol, coordenado por Francisco Fernández, abordou o acolhimento à Mãe de Misericórdia para a salvação da humanidade e a respetiva necessidade de misericórdia de Deus: «Aqui em Fátima o Anjo e Nossa Senhora pediram orações e sacrifícios».
«Nossa Senhora é muitas vezes resposta aos problemas sociais», alertou a coordenadora do segundo Espanhol, oriundo da América Latina, onde a visão apocalítica deturpada se encontra profusamente na internet.
O Grupo Francês e Africano apresentou conclusões conjuntas pela voz de Brigitte Waché, que reiterou a importância da mensagem de Fátima na ajuda a purificar a devoção à oração do rosário. Neste grupo foi evidente a conclusão de que a história de Fátima continua a atrair os mass-media, realizadores de documentários, filmes, e estudos.
Danielle Peters falou dos trabalhos do grupo Inglês: «As várias igrejas de Nossa Senhora nos EUA, muitas vezes dinamizadas por leigos, ajudaram a promover a mensagem de Fátima sobretudo no tempo da guerra fria. A dimensão escatológica da nossa vida terrena, o amor misericordioso de Deus é um convite à conversão».
O grupo italiano coordenado por Alberto Valentini apresentou Maria como figura ideal para o povo. «As três partes do segredo acabam sempre com uma perspetiva de esperança e futuro e não de medo. O Senhor renova tudo com os santos e com a Virgem Maria».
O grupo Polaco, um dos mais numerosos, contou com 49 pessoas da Polonia e Eslováquia e considerou que «Fátima é um sinal da providência divina que quer levar o Homem à paz total. A mensagem de Fátima põe em evidência o carácter transcendente da pessoa humana».
Nuno Prazeres, do Apostolado Mundial de Fátima, apresentou as conclusões dos grupos das associações, que foram uma «oportunidade de comunhão e conhecimento mutuo», para «Incentivar os jovens à solidariedade através do rosto materno de Maria. A visita da imagem peregrina trouxe momentos de forte evangelização. A educação cristã das famílias é possível através da escola de Maria e dos pastorinhos».
O 24º Congresso Mariológico Mariano Internacional continua esta tarde com visitas guiadas nas várias línguas aos vários espaços do Santuário de Fátima e lugares das aparições.
|