16 de novembro, 2004

 
Como faremos no Santuário de Fátima? Precisamente o que o Santo Padre sugere. vamos procurar renovar nos peregrinos a consciência deste essencial mistério da Eucaristia, que é aliás tão central na mensagem de Fátima como na mensagem cristã.
 
Editorial do Sr. Reitor do Santuário de Fátima, publicado na edição de 13 de Novembro do jornal "Voz da Fátima":
 
Fica connosco Senhor!
Um ano para a Eucaristia
 
O Santo Padre João Paulo II faz-nos de novo uma proposta pastoral para um ano inteiro, com início no Congresso Eucarístico Internacional, que teve lugar no México entre 10 e 17 do mês passado, e para se concluir no fim do mês de Outubro de 2005, durante o qual se desenvolverá a Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos. Com esta proposta se vai fortificando uma prática que o actual Pontífice Romano introduziu, a favor da celeridade com que os meios de comunicação o põem em contacto com toda a Igreja. O primeiro e singular exemplo desta ideia permanece o programa à volta  do Ano jubilar 2000, em que todos os cristãos foram convidados a concentrar-se primeiro em cada uma das três pessoas divinas e depois na Santíssima Trindade, tomando o mistério da Incarnação de Cristo como ponto de partida. Ninguém duvidará do alto valor de tal iniciativa que certamente contribuiu para o estreitamento dos laços entre todos os discípulos de Cristo.      
Sabendo que muitas instituições eclesiais têm os seus temas e programas pastorais próprios, como aliás o próprio Papa aconselhou já desde 1979, na Exortação Catechesi Tradendae, 47, explica ele que n‹o pretende interferir com esses mesmos programas. A Igreja é um corpo muito complexo, composto de outros muitos corpos também complexos, que assentam finalmente em cada um dos seus mais de mil milhares de crentes, e cada um deles tem a sua particularidade, o seu ritmo, os seus temas mais urgentes.
Quanto porém ao tema da Eucaristia parece justamente ao Santo Padre que todos estamos sempre preparados para fazer algo que nunca colidirá seriamente com qualquer outro tema. De facto a Eucaristia é de tal modo central em toda a vida da Igreja que todas as actividades dela tirarão sempre o seu fruto essencial. O Santo Padre responde assim de antemão a objecções que poderiam surgir do carácter tardio da sua proposta: «Quanto à realização concreta do Ano da Eucaristia, conto com a solicitude pessoal dos Pastores das Igrejas particulares, aos quais a devoção por tão grande mistério não deixará de sugerir as oportunas iniciativas. Aos meus irmãos Bispos, aliás, não será difícil ver como esta iniciativa, que surge a curta distância da conclusão do Ano do Rosário, se situa a um nível espiritual tão profundo que não vem dificultar de modo algum os programas pastorais das diversas Igrejas... Não peço pois para se interromperem os “caminhos” pastorais que as diversas Igrejas estão a fazer, mas para neles se dar relevo à dimensão eucarística própria de toda a vida cristã.» (Carta Apostólica Mane Nobiscum Domine, 2004.10.07, n.º 75).
Como faremos no Santuário de Fátima? Precisamente o que o Santo Padre sugere. Continuaremos com o tema dos Mandamentos da Lei de Deus, que esperamos poder levar até ao ano 2010, mas ao mesmo tempo vamos procurar renovar nos peregrinos a consciência deste essencial mistério da Eucaristia, que aliás é tão central na mensagem de Fátima como na mensagem cristã. E vamos inspirar-nos nas «algumas orientações de fundo» que o mesmo Santo Padre nos propõe, e que pretendem «reavivar em todas as comunidades cristãs a celebração da Missa dominical e incrementar a adoração eucarística fora da Missa».
Os peregrinos de Fátima conhecem a mensagem do Anjo na Loca do Cabeço, na sua terceira aparição. O profundo sentido de adoração, de reparação, de comunhão, coincidem perfeitamente com as linhas essenciais que o romano Pontífice nos propõe. E se é verdade que o Santuário de Fátima tem sempre colocado um interesse especial na celebração da Eucaristia e na adoração ao Santíssimo Sacramento, também é verdade que algo mais poderemos fazer, sobretudo neste último campo da adoração.
Convidamos os nossos leitores a lerem o resumo que publicamos do curto mas incisivo documento pontifício. E ficamos abertos à inspiração do Alto e às sugestões de quantos nos lêem.
 

P. Luciano Guerra

 
PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.