08 de fevereiro, 2025
Festa dos Santos Pastorinhos vai ser celebrada de forma especial no SantuárioFesta litúrgica acontece a 20 de fevereiro, mas a preparação começa esta terça-feira, com uma novena. Concerto evocativo está agendado para 16 de fevereiro.
O Santuário de Fátima tem já preparado um programa para celebrar de forma especial a Festa dos Santos Pastorinhos, celebrada a 20 de fevereiro, dia que Santa Jacinta Marto faleceu. No próximo dia 11 de fevereiro será publicada a primeira proposta de oração de uma Novena centrada na vida e espiritualidade dos santos Pastorinhos, que se prolongará até à véspera desta que é uma memória litúrgica obrigatória em Portugal. Cada um dos nove momentos será partilhado nas redes sociais às 8h00 de cada dia, num podcast que foi produzido com a colaboração da Aliança de Santa Maria. No dia 19, véspera da festa litúrgica, após o rosário das 21h30, na Capelinha das Aparições, os peregrinos os peregrinos seguirão em procissão até à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde repousam os dois santos não mártires mais novos da Igreja católica, para uma vigília de oração que inclui um momento de veneração das relíquias de São Francisco e Santa Jacinta Marto. O programa do dia 20 começa com a recitação do rosário, na Capelinha das Aparições, às 10h00, seguindo-se uma procissão com os ícones dos Santos até à Basílica da Santíssima Trindade, onde será celebrada a missa. Nesta basílica, a partir das 14h00, está agendado um encontro com os alunos do 2.º ciclo das escolas de Fátima, a quem será oferecida uma catequese sobre a vida dos santos Pastorinhos, seguida da recitação do rosário. Neste encontro, que terá como guia o Ano Santo e como tema a consagração, será rezada uma oração jubilar de consagração adaptada para as crianças.
Música e poesia revisita vida dos Pastorinhos, na Basílica de FátimaNo dia 16 de fevereiro, às 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, tem lugar o 10.º Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima, pelo Ensemble Cor Iubilo, com declamação da irmã Ângela Oliveira, da Aliança de Santa Maria, sob direção de Lucas Thaumaturgo. O programa deste concerto, inserido na celebração da festa litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto, foi pensado por Eduardo Veiga e pelo maestro Lucas Thaumaturgo e propõe a visitação de alguns lugares fundamentais para a leitura da vida dos Pastorinhos. O percurso é delineado a partir das Memórias da Irmã Lúcia, de meditações de obras poéticas concebidas por poetas do nosso tempo, e através do repertório de música sacra contemporânea portuguesa, em português e latim. O Ensemble Cor Iubilo, sediado em Lisboa, é um grupo de jovens músicos dedicado à interpretação de música litúrgica contemporânea. Fundado em 2023, tem marcado presença em diversos eventos, incluindo a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, atuando tanto em celebrações litúrgicas como em contextos performativos. Com um repertório que inclui compositores como Alfredo Teixeira, Sílvio Vicente e Eugénio Amorim, o grupo procura incentivar as comunidades cristãs a valorizar a música litúrgica, apostando especialmente na formação dos jovens. Lucas Thaumaturgo, natural de Lisboa, estuda na Escola Superior de Música de Lisboa e atua como maestro e tenor em projetos de música sacra. Integrou a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 como cantor e solista. Desde 2023, coordena o Coro e Ensemble Diocesano de Jovens do Patriarcado de Lisboa e colabora com o Coro Ricercare e várias paróquias, onde também atua como solista. A entrada no concerto é gratuita.
Os Santos Pastorinhos de Fátima, Francisco Marto e Jacinta Marto, foram dois dos três videntes das aparições de Nossa Senhora em Fátima, em 1917, juntamente com a sua prima, Lúcia dos Santos. Francisco e Jacinta faleceram ainda crianças: Francisco a 4 de abril de 1919, Jacinta a 20 de fevereiro de 1920. Foram canonizados quase um século depois pelo Papa Francisco, a 13 de maio de 2017, em Fátima, tornando-se os santos não mártires mais jovens da Igreja Católica, reconhecidos pela sua profunda espiritualidade e exemplo de fé.
|