16 de fevereiro, 2009


Na manhã de 20 de Fevereiro, algumas das crianças que frequentam estabelecimentos de ensino de Fátima e outras, em peregrinação com as suas famílias, começaram a chegar ao Santuário o partir das 10h00 para participar no programa especial preparado para este dia litúrgico dos Beatos Francisco e Jacinta Marto.
A Festa terminou no local onde começou, a Capelinha das Aparições, com o Adeus a Nossa Senhora de Fátima. Momentos antes, no final da Eucaristia, celebrada na Igreja da Santíssima Trindade, o Reitor do Santuário, Padre Virgílio Antunes, abençoou todas as crianças que participavam na celebração.
Durante a missa, na homilia, o sacerdote dirigiu-se para junto das crianças, que ocupavam alguns dos bancos da frente e dialogou com elas com ternura.
“As crianças, vocês, e outras como vocês, são o melhor que há no mundo”, “porque têm um coração bonito como Jesus”, disse, depois de lhes perguntar a idade, de lhes falar sobre a sua própria infância, da alegria do nascimento de um bebé, do amor entre as famílias e entre todas as pessoas e do respeito e amor pela natureza.
“Jesus disse que quem acolher uma criança está a acolher-me a mim. Sabem porquê? Porque as crianças são, de todas as pessoas, as mais parecidas com Jesus”, disse.
Na oração dos fiéis, pela voz das crianças, rezou-se em Fátima, tal como faziam os Pastorinhos, pelo Papa, pelos doentes do mundo inteiro e pelos pecadores, e também pelos peregrinos da Cova da Iria “para que por intercessão de Nossa Senhora de Fátima aprendam a amar e se convertam a Deus”.
Depois de lhes falar sobre as qualidades dos Pastorinhos Beatos, o Reitor pediu às crianças para o acompanharem em uma prece especial. Em voz alta, todos os participantes na Eucaristia rezaram: “Jesus, Dá-me um coração bonito. Eu gostava de ser como o Francisco e a Jacinta: gostava de ser alegre e feliz como eles, gostava de ser amigo dos animais e das plantas, gostava de ser amigo das pessoas, do pai e da mãe e dos irmãos, gostava ainda de ser amigo de Nossa Senhora e de Jesus. Obrigado Jesus pela Jacinta e pelo Francisco”.
A celebração do Dia dos Beatos Francisco e Jacinta Marto havia começado na Capelinha das Aparições, com a recitação do Rosário, por alunos do Externato de S. Domingos, instituição escolar da Cova da Iria.
“Vocês, meninos e meninas, devem olhar para estas três crianças (Lúcia, Francisco e Jacinta), que são exemplo para as crianças do mundo inteiro e em especial para as crianças da Paróquia de Fátima”, explicou um dos capelães do Santuário, o Padre Manuel Antunes, que convidou as crianças a fazerem a “caminhada” da sua vida “olhando para os Três Pastorinhos de Fátima”.
Recorde-se que a Festa Litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto decorre no aniversário da morte da Beata Jacinta Marto, em 20 de Fevereiro. Jacinta Marto morreu santamente em 20 de Fevereiro de 1920, no Hospital de D. Estefânia, em Lisboa, depois de uma longa e dolorosa doença, oferecendo todos os seus sofrimentos pela conversão dos pecadores, pela paz no mundo e pelo Santo Padre.
 
ARQUIVO:
No Santuário de Fátima: Bênção das Crianças no Dia dos Pastorinhos Beatos de Fátima
 “Duas candeias que Deus acendeu para alumiar a humanidade nas suas horas sombrias e inquietas”
No aniversário da morte da Beata Jacinta Marto, em dia 20 de Fevereiro, a Igreja celebra a Festa litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto.
O programa especial preparado pelo Santuário de Fátima para a celebração deste ano contempla sobretudo as crianças.
O Rosário será recitado às 10h15, na Capelinha das Aparições, seguindo-se uma procissão desde a Capelinha até à Igreja da Santíssima Trindade, local onde, às 11h00, será celebrada a Missa, com a bênção das crianças.
Preside o Reitor do Santuário de Fátima, Padre Virgílio Antunes.
Recorde-se que os irmãos Francisco e Jacinta Marto foram beatificados em 13 de Maio de 2000, pelo Santo Padre João Paulo II.
 
“ «Eu Te bendigo, ó Pai, porque revelaste estas verdades aos pequeninos». O louvor de Jesus toma hoje a forma solene da beatificação dos pastorinhos Francisco e Jacinta. A Igreja quer, com este rito, colocar sobre o candelabro estas duas candeias que Deus acendeu para alumiar a humanidade nas suas horas sombrias e inquietas. Brilhem elas sobre o caminho desta multidão imensa de peregrinos e quantos mais nos acompanham pela rádio e televisão. Sejam uma luz amiga a iluminar Portugal inteiro e, de modo especial, esta diocese de Leiria-Fátima.”, afirmou João Paulo II na homilia da Missa da Beatificação, no Santuário de Fátima.
Jacinta Marto morreu santamente em 20 de Fevereiro de 1920, no Hospital de D. Estefânia, em Lisboa, depois de uma longa e dolorosa doença, oferecendo todos os seus sofrimentos pela conversão dos pecadores, pela paz no mundo e pelo Santo Padre.
 
PDF

HORÁRIOS

22 jan 2025

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.