16 de setembro, 2024

2018-09-16comunidadesurdanoticia3.jpg

Fátima vai receber a II Peregrinação Europeia de Pessoas Surdas

Evento decorre de 26 a 29 de setembro e realiza-se em simultâneo com a habitual Peregrinação da Comunidade Surda à Cova da Iria.

IEste ano a Peregrinação da Comunidade Surda a Fátima terá um significado especial, uma vez que coincide com a II Peregrinação Europeia de Pessoas Surdas (PEPS) que, nesta segunda edição, se realiza no Santuário de Fátima entre 26 e 29 de setembro.

“É uma ocasião festiva, um momento de encontro, de convívio, de partilha, um momento em que convidamos ao encontro as comunidades de pessoas surdas de todos os países da Europa”, disse o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, num vídeo onde convidou à participação nesta peregrinação.

A peregrinação tem início no final da tarde de 26 de setembro. A inauguração contará com a presença do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas.

Para o dia 27 estão previstas visitas aos espaços do Santuário, uma conferência, a apresentação de testemunhos e um serão cultural, às 21h15, no Centro Pastoral de Paulo VI, com um bailado contemporâneo sobre o acontecimento e a mensagem de Fátima, momento este que será aberto ao público.

A agenda do terceiro dia da PEPS incluirá uma catequese, visitas às exposições do Museu do Santuário de Fátima, um momento de oração a Nossa Senhora, uma celebração penitencial e confissões, culminando com a recitação do rosário, na Capelinha das Aparições.

A missa internacional no final da manhã do dia 29, no Recinto de Oração, será o momento celebrativo central da peregrinação, que termina com um encontro de despedida, ao início dessa mesma tarde.

Os momentos comuns da PES terão interpretação em Gesto Internacional, com guião de apoio em inglês, espanhol e francês, e todos eles poderão ser acompanhados em Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Segundo dados da organização, estão já inscritos cerca de centena e meia de peregrinos na PEPS, provenientes de Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Irlanda, Hungria, Polónia, Letónia, a Suécia, a Eslováquia e República Checa.

A PEPS é organizada pelos Católicos Surdos da Europa (Deaf Catholics of Europe) e conta com o apoio do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Conferência Episcopal Portuguesa e do Santuário de Fátima, que há cerca de uma década organiza a Peregrinação da Comunidade Surda portuguesa à Cova da Iria.

A primeira Peregrinação Europeia de Pessoas Surdas aconteceu em 2018, no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, em França.

A comunidade surda portuguesa peregrinou a Fátima pela primeira vez em setembro de 2015, depois de o Santuário ter assumido no seu programa celebrativo semanal uma missa com interpretação em LGP, como forma de integração.

PDF

HORÁRIOS

23 dez 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.