22 de junho, 2018

119A0740.jpg

“Fátima introduz na orbita de Deus o «hoje»  de cada um”, considera Pe. José Nuno Silva

Simpósio Teológico-Pastoral destaca importância da Mensagem de Fátima no mundo contemporâneo

 

O Santuário de Fátima acolhe até domingo, no salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, o Simpósio Teológico-Pastoral "Fátima Hoje: que sentido?".

O encontro pretende ser um contributo privilegiado para a vivência do tema proposto pelo Santuário para o este ano pastoral: "Dar graças pelo dom de Fátima", integrado no triénio 2017-2020, sob o tema "Tempo de Graça e Misericórdia".

Após a abertura dos trabalhos, a primeira conferência, pelo Professor Américo Pereira, teve como título "O escândalo da presença de Deus no tempo de Fátima".

“Há tantas Teofanias em Fátima como pessoas que andam aí, mas Deus é o mesmo”, afirmou Américo Pereira, que explicou que “a presença de Deus em Fátima é feita através de mediações, Deus não age de forma mágica”.

O professor da Universidade Católica Portuguesa disse que Deus é “operativo”, uma vez que “Fátima é uma mediação de Deus, sem este sentido fundamental Fátima é nada”.

“A Mensagem de Fátima é a mensagem de mediação humana para bem da humanidade, não é um espetáculo, é algo mais profundo”, reiterou.

Américo Pereira é Doutor em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é professor auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. É membro do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e da Sociedade Científica da mesma Universidade.

Na segunda conferência da manhã, o Pe. José Nuno Silva falou de "O sentido do outro no século do eu. Da mesma filiação à fraterna solidariedade".

“Quando falamos da atualidade de Fátima, ao falar de «hoje», não estamos a falar apenas da circunstancia de Fátima, mas falamos da substância de Fátima”, explicou  frisando ainda que “desde 1916, todos os «hoje» não são meramente circunstância temporal, mas sim substância de Fátima”.

Segundo o Capelão do Santuário, “Fátima processa misericordiosamente cada hoje, Fátima introduz na orbita de Deus o «hoje» e o «hoje» de cada um”.

“Em Fátima, há um conceito de adoração altruísta, este conceito coloca o Homem diante de Deus mas em solidariedade com o outro”, afirmou ainda.

José Nuno Silva, é presbítero da diocese do Porto desde 1989. Foi Capelão do Hospital de S.João desde 1998, tendo integrado a Comissão de Ética e a de Humanização. Estudou Bioética na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. De 2002 a 2012 foi coordenador das Capelanias hospitalares e membro Nacional da Pastoral da Saúde. Integrou o comité da Rede Europeia de Capelanias hospitalares e é responsável pela criação, em Portugal, do Grupo de Trabalho Inter-religioso Religiões/Saúde.

Em outubro de 2016 foi chamado para o Santuário de Fátima, como Capelão, onde é diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima.

O programa do Simpósio Teológico- Pastoral que se realiza nos próximos três dias (22 a 24, desta sexta-feira a domingo) vai basear-se num itinerário dinamizado a partir dos verbos receber, viver, anunciar e refletir, por forma a que eles possam mostrar-se aos participantes do simpósio como uma espécie de caminho pedagógico, didático ou até catequético.

Esta iniciativa traz a Fátima diversos investigadores nacionais e internacionais, ligados a áreas como a Teologia, a Filosofia e a História.

Estão confirmados mais de 300 participantes.

Transmissão em direto 

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.