19 de dezembro, 2007


O P. Nicolau Kao permanecerá ligado à história da devoção a Nossa Senhora de Fátima.
O Padre Kao Shi Qian (Nicolau de baptismo), falecido recentemente, aos 110 anos de idade, e até à sua morte o mais idoso sacerdote do mundo, foi um dos grandes apóstolos da mensagem de Fátima, responsável pela fundação de vários Santuários de Nossa Senhora de Fátima na China.
De acordo com a agência missionária do Vaticano, Fides, apesar da idade avançada, o Padre Kao Shi Qian rezava diariamente, “várias vezes”, a oração pedida por Nossa Senhora em Fátima: o Rosário.

Amigo de Mons. Luciano Guerra, Reitor do Santuário de Fátima/Portugal, o Padre Nicolau Kao, como aqui era conhecido, encontrou-se com o Reitor, em Fátima, em Julho de 1981.
Alguns anos antes, em 1977, o Bispo de Leiria-Fátima, D. Alberto Cosme do Amaral, e o próprio Reitor haviam visitado o Padre Nicolau na Ilha de Lantao, Hong Kong.

No arquivo do Serviço de Estudos e Difusão do santuário português, estão guardadas algumas cartas que confirmam a troca de correspondência entre o sacerdote chinês, monje trapista na Ilha de Lantao/Hong Kong, com Mons. Luciano Guerra e também com o Director do Serviço de Administração do Santuário de Fátima, o Padre António Sousa.
Uma das cartas em Arquivo veio dirigida ao Bispo de Leiria-Fátima. Na missiva, datada de 16 de Dezembro de 1977, o sacerdote agradece a viagem efectuada pelo Bispo e pelo Reitor de Fátima a Lantao. Na mesma carta é apresentada a lista de santuários dedicados a Nossa Senhora de Fátima, fundados pelo missionário trapista entre 1945 e 1969.
O primeiro santuário nasceu em 1945, em Fuchow, na China continental.
Em 13 de Outubro de 1949, o Padre Nicolau edificou o primeiro Santuário de Fátima em Taiwan, em Taipei.
Um outro santuário em Taiwan nasceria em 1967 após a remodelação de uma pequena capela, transformada numa grande igreja em honra de Nossa Senhora de Fátima, na localidade de Kaosiung.
A lista refere também um Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Sibu, Malásia, erguido em 13 de Outubro de 1969.
Contudo, após 1977, o Padre Nicolau Kao continuaria o seu trabalho como apóstolo de Fátima. Em 1979 é erigido o Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Lantao e, em 1980, um outro em Tounan, na Formosa.
Um outro aspecto interessante que relacionada a vida deste missionário a Nossa Senhora foi relatado na edição de 13 de Outubro de 1983 no jornal oficial do santuário português “Voz da Fátima”.
Na referida edição, é publicada a gravura que o P. Nicolau Kao mandara imprimir por ocasião do seu 50º jubileu sacerdotal (1933-1983). Em forma de coração, foi desenhado um terço que, no seu interior, contém imagens dos santuários dedicados a Nossa Senhora de Fátima erigidos pelo sacerdote.
A gravura tem também, do lado direito, ao alto, a expressão “Consagração ao Imaculado Coração de Nossa Senhora de Fátima”, e, ao centro, uma imagem representativa da peregrinação do Padre Nicolau Kao ao Santuário de Fátima em Portugal. No rodapé da gravura, um repto: “Oremos uns pelos outros”.
O Pe. Nicolau nasceu na província de Fu Jian, na China continental, em 1897. Foi baptizado em 1915 e ordenado sacerdote em 1933. Depois da sua ordenação, desempenhou o seu serviço ministerial na diocese de Fu Zhou. Também exerceu o seu serviço pastoral nas missões em Taiwan, Malásia, Singapura e Tailândia durante quatro décadas.
Depois de 39 anos de sacerdócio, uniu-se aos trapistas na comunidade de Hong Kong em 1972, com 75 anos. Aos 100 anos, em 1997, emitiu seus votos perpétuos.
Foto do P. Nicolau Kao, a rezar num dos santuários que erigiu dedicados a Nossa Senhora de Fátima na China.
PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.