10 de março, 2008

No dia 23 de Fevereiro, faleceu, vítima de acidente de viação, Avelino Martins da Costa, benfeitor que ofereceu ao Santuário de Fátima no ano de 2007 uma grandiosa colecção de estampas e registos. O funeral decorre esta tarde (26 de Fevereiro), às 16 horas, em Braga. Avelino Martins da Costa vai ser sepultado, por seu desejo, junto dos pais e também por ser um grande benemérito da obra de assistência a crianças, fundada pelo Padre David Martins, na localidade de Ruílhe, Braga.
Esta manhã, este benemérito foi recordado na Eucaristia das 11h00, celebrada na Basílica do Santuário de Fátima, pelo capelão e director do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário. O P. Luciano Cristino rezou pelo Sr. Sr. Avelino, recordou a oferta feita e sublinhou a grande devoção deste homem por Nossa Senhora de Fátima.
Natural de Braga e antigo aluno dos Seminários Diocesanos de Braga, Avelino Martins da Costa entregou ao Santuário de Fátima, no dia 27 de Julho de 2007, uma colecção constituída por 86 álbuns, que contém no seu conjunto cerca de vinte mil estampas. Largas centenas delas são dos séculos XVIII e XIX.
Por ocasião da entrega, no documento da doação, Avelino Martins da Costa explicava estar a concretizar um desejo antigo ao oferecer ao Santuário de Fátima a sua colecção de estampas e registos. “ (…) Por considerar o Santuário de Fátima mais capaz de apreciar e dar o justo valor cultural a essa colecção, nomeadamente para fins de investigação, entendi, por ser um grande devoto de Nossa Senhora de Fátima e se celebrar, neste ano de 2007, o 90º aniversário das Suas aparições, fazer a sua doação, ainda em vida, ao Seu Santuário, da Cova da Iria”, escreveu.
Mais tarde, Avelino da Costa, tendo tido conhecimento de que Mons. Luciano Guerra é coleccionador de postais ilustrados, ofereceu ao Reitor do Santuário de Fátima uma grande colecção de postais, a qual, por sua vez, Mons. Luciano Guerra entendeu oferecer ao Santuário, para que esta colecção se junte à outra oferecida.
Em carta dirigida a este senhor, o Padre Luciano Cristino agradeceu-lhe ambas as ofertas e explicou o que será feito com as colecções: “Avalio bem o seu sentimento, ao desprender-se desta sua valiosa colecção, reunida desde há dezenas de anos, mas também sei bem que o amor e devoção que tem a Nossa Senhora (de todos os títulos e invocações!) e ao Seu Santuário de Fátima a quem a quis confiar ultrapassam aquele sentimento. E quis aproveitar a comemoração dos 90 anos das aparições para o fazer! Conforme lhe disse, as suas colecções ficam agora a aguardar o tratamento, classificação e devido estudo, de modo a que possam ser regalo para os olhos, quando puderem ser dadas a conhecer, e possam ser um valioso contributo para a história da devoção, da arte, dos costumes, de tudo o que disser respeito a Nossa Senhora, a Jesus Cristo, Anjos e Santos. Uma coisa lhe asseguro, desde já: esta valiosa colecção conservará, em princípio a ordenação e disposição que lhe deu, porque haverá sempre meio de referenciar cada uma das suas peças, no programa de informatização que irá ser feito, como a todas as outras colecções que já foram oferecidas ao Santuário de Fátima, desde os anos 40 e 50 do século passado”.

PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.