16 de novembro, 2004


Fica connosco, Senhor

No passado mês de Outubro, por indicação do Santo Padre, teve início, em coincidência com a realização do Congresso Eucarístico Internacional de Guadalajara (México), um especial “Ano da Eucaristia”, que terminará em Outubro de 2005, com a Assembleia Ordinária dos Bispos, que terá como tema "A Eucaristia: fonte e ápice da vida e da missão da Igreja".
No dia 13 de Junho deste ano, solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, festa  da Eucaristia, o Papa João Paulo II, durante a oração do Angelus, frisou que a Eucaristia é o acontecimento central na história da humanidade.
“Confio desde agora à Virgem Maria, "mulher eucarística" (cf. Enc. Ecclesia de Eucharistia, 53-58), esta nova iniciativa. Ela, que no Ano do Rosário nos ajudou a contemplar Cristo com o seu olhar e com o seu coração, faça crescer, no Ano da Eucaristia, todas as comunidades na fé e no amor ao mistério do Corpo e do Sangue do Senhor”, afirmou na ocasião.
O "Ano da Eucaristia" é apresentado no projecto pastoral que o Santo Padre indicou na Carta Apostólica Mane Nobiscum Domine, na qual os fiéis são convidados a "testemunhar com mais vigor a presença de Deus no mundo" (Capítulo IV, n.º 26).
Destacamos nesta página a parte final deste importante documento que deverá afervorar o viver de todos os católicos durante o próximo ano, e, a partir dele, todos os anos vindouros, porque a Eucaristia, como refere o Sumo Pontífice, está no centro da vida da Igreja.
Considera João Paulo II que o ícone dos discípulos de Emaús, que pedem ao Viandante, na tarde do dia da ressurreição, “Fica connosco, Senhor”, iluminar todos. Na carta apostólica Novo millennio ineunte, ressaltam as palavras dirigidas à juventude, com o desejo de que os jovens se congreguem, “para alimentar a sua fé e o seu entusiasmo”, em volta desde centro vital da vida e da missão da igreja. O Santo Padre refere, aliás, que além da realização do Congresso de Guadalajara outro acontecimento o levou à decisão de dedicar um ano ao sacramento da Eucaristia: a realização da Jornada Mundial da Juventude, que decorrerá em Colónia (Alemanha) de 16 a 21 de Agosto de 2005.
Refere o Santo Padre neste documento, que a Eucaristia, ao mesmo tempo que actualiza o passado, projecta-nos para o futuro da última vinda de Cristo, no final da história.
“De modo particular, torna-se necessário cultivar, tanto na celebração da Missa como no culto eucarístico fora dela, uma consciência viva da presença real de Cristo, tendo o cuidado de testemunhá-la com o tom da voz, os gestos, os movimentos, o comportamento no seu todo”, afirma João Paulo II pedindo especial atenção para o relevo que deve ser dado aos momentos de silêncio quer na celebração quer na adoração eucarística.
Neste santuário de Deus em Fátima se procurarão colocar em prática as indicações do Sumo Pontífice, tão de acordo com a mensagem divina aqui deixada, nesta terra onde o Anjo de Portugal, na sua terceira aparição, deu pela primeira vez a sagrada comunhão aos Três Pastorinhos.
Antes de dar aos pastorinhos o Corpo e Sangue de Cristo, o jovem Mensageiro divino ensinou a Lúcia, Francisco e Jacinta a oração: “Santíssima Trindade, Padre, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o preciosíssimo corpo, sangue, alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores”.

(Artigo publicado na edição de Novembo do mensário Voz da Fátima)
PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.