13 de fevereiro, 2016

2016-02-13_Encontro Diocesano.jpg


Encontro Diocesano das Bem-aventuranças enche Santuário de Fátima em dia de chuva

Mais de 800 crianças inscritas no 7º ano da catequese na diocese de Leiria-Fátima, repartidas por 102 grupos, percorreram este sábado quatro espaços emblemáticos do Santuário de Fátima- Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Monumento do Muro de Berlim, exposição “Terra e Céu. Peregrinos e Santos de Fátima” e a Capelinha das Aparições- em busca das Bem-aventuranças.


O Encontro Diocesano das Bem-Aventuranças (ENDIBA) , que já vai na sua terceira edição, este ano refletiu sobre "A aventura de ser feliz", a partir da personagem do "principezinho", do livro de Saint Exupéry.

Cada jovem foi  convidado, por um dia, a tornar-se "um novo principezinho" procurando "questionar a sua identidade no Asteróide B612".

“O nosso objetivo é que este encontro sirva para cada um destes adolescentes aprender a projectar a vida a partir dos valores propostos por Jesus Cristo” disse à Sala de Imprensa o responsável pelo Serviço Diocesano de Catequese, Pe José Henrique Pedrosa.

“O 7º ano da catequese é muito virado para este tema do projeto de vida e este encontro serve justamente para lançar esse caminho”, acrescenta o sacerdote.

A dinâmica contemplou uma "aventura interplanetária”, que levou os grupos a  visitar “8 planetas”, onde foram acolhidos por uma pessoa que os leva  a descobrir uma bem aventurança.

Os 8 planetas estavam distribuídos por quatro espaços no Santuário e outros 4 junto de comunidades religiosas de Fátima.

A Sala de Imprensa foi ao encontro destes grupos num dos “planetas” do Santuário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Na sacristia, onde a atividade se desenrolou, os jovens foram acolhidos por catequistas da Paróquia de Santa Catarina da Serra, pertencente à vigararia de Fátima, que lhes explicaram o sentido de uma das Bem-aventuranças, centrada na vida da Irmã Lúcia de Jesus.

“Bem aventurados os perseguidos” foi o mote para breves conversas, centradas na Mensagem de Fátima e na figura dos videntes, em particular da irmã Lúcia.

“A sua vida foi difícil. Tantas vezes incompreendida pela mãe, pelos amigos, pelos vizinhos e por todos em geral, mas ela, tal como Jacinta ou Francisco, nunca desistiram de acreditar e de se confiarem a Deus” disse à sala de imprensa Manuel Silva, catequista da paróquia de Santa Catarina da Serra, que acolheu um grupo de catequisandos de Marrazes.

No final e a partir de uma frase, que foram desafiados a construir para perceber esta Bem-aventurança,  Leandro Vala, um dos catequisandos do grupo foi direito ao assunto: “estou aqui a procurar a chave para ser feliz e ajudar os outros a serem felizes”. Mais cauteloso, Bruno Reis, outro elemento do grupo, lembrou o exemplo da Irmã Lúcia “que foi perseguida” mas “foi feliz” e “é isso que nós estamos a aprender: a sermos felizes e esta aventura é muito engraçada apesar de estarmos todos encharcados”.

O dia foi de chuva copiosa em Fátima, mas mesmo assim os grupos mantiveram-se coesos. As atividades começaram e terminaram no Colégio de São Miguel, um dos parceiros desta iniciativa, juntamente com algumas comunidades religiosas e as paróquias da vigararia de Fátima.

“Em cada posto- `planeta´- os jovens foram acolhidos por alguém que transmitisse valores de referência , ajudando-os a posicionar-se para começarem a desenhar um projeto de vida que lhes traga felicidade”, sublinha o Pe José Henrique Pedrosa.

“A meta não é chegarem ao fim desta atividade mas sim utilizarem-na de volta às suas paróquias, e a partir dela, começarem a pensar no que vai ser as suas vidas a partir dos valores de Jesus”, conclui o sacerdote, lembrando que o ENDIBA - A aventura de ser feliz – para além de promover o encontro festivo dos grupos de adolescentes do 7º ano, procura motivar os adolescentes para a compreensão, celebração e vivência das bem-aventuranças, e dar a possibilidade de cada participante construir o próprio “projeto de felicidade”.

No final do "jogo", cada adolescente recebeu um terço azinheira (contas parecem pequenos troncos de azinheira), oferecido pelo Santuário de Fátima.

CR

PDF

HORÁRIOS

17 nov 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.