04 de setembro, 2013


Convite à oração no Santuário de Fátima com larga adesão
“A oração é a ‘arma’ dos pobres e dos pacíficos, que sabem que a violência nunca gera paz nem harmonia”, sublinha o reitor do Santuário de Fátima
Foram muitos os que aderiram ao convite lançado pelo Santuário de Fátima: para que, em resposta ao apelo Santo Padre Francisco, o dia de ontem, 7 de setembro, ficasse marcado pela oração pela paz no mundo.
Em declarações à Sala de Imprensa, o reitor do Santuário de Fátima recorda que “ao longo de todo o dia de sábado fui podendo testemunhar o quanto o apelo do Santo Padre foi acolhido pelos cristãos”.
Todas as missas e rosários inscritos no programa oficial tiveram como intenção a paz: na Síria, no Médio Oriente e no mundo inteiro.
Para o padre Carlos Cabecinhas “o momento culminante da jornada foi a vigília de oração, que congregou tantos peregrinos de tantos países”.
A vigília, na Capelinha das Aparições, sob a presidência do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto contou com a participação de mais de duas mil pessoas, algumas em peregrinação, outras residentes nas comunidades vizinhas ao Santuário.
“Foi um momento intenso de oração, que nos fez sentir unidos ao Santo Padre que em Roma presidia também a uma vigília de oração; estivemos unidos com todos os povos atingidos pelo flagelo da guerra e unidos com todos os cristãos que, no mundo inteiro, acolheram o apelo do Papa Francisco”, descreve o reitor do Santuário.
Ao redor da Capelinha das Aparições ou sentados na escadaria da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, foram muitos os que se associaram a este momento que procurou sobretudo fazer-se eco do apelo lançado pelo Santo Padre Francisco ao mundo e que se pode resumir na exortação "Queremos a paz... Nunca mais a guerra".
A recitação meditada do Rosário, seguida de Procissão das Velas no Recinto de Oração, e Adoração Eucarística foram os momentos que marcaram esta vigília, que durou entre as 21:30 e as 24:00.
A oração é uma ‘arma’ poderosa
Na sua reflexão a propósito desta iniciativa do Papa, o reitor do Santuário de Fátima destaca que “a oração é uma ‘arma’ poderosa, com uma eficácia única, porque garantida por Deus; é a ‘arma’ dos pobres e dos pacíficos, que sabem que a violência nunca gera paz nem harmonia”.
“A oração é caminho de unidade e de paz. E esta é uma das dimensões irrenunciáveis da mensagem de Fátima, em que o apelo à oração à constante e que nos ajuda a tomar consciência da força e da importância da oração”, conclui o padre Carlos Cabecinhas.
LeopolDina Simões
 
ARQUIVO: Vigília de Oração a 7 de setembro no Santuário de Fátima
Respondendo ao veemente apelo do Papa Francisco, o Santuário de Fátima convida os peregrinos a viver o dia 7 de setembro, sábado, como um dia de jejum e oração pela paz na Síria, no Médio Oriente e no mundo inteiro. Assim, todas as missas do programa oficial do Santuário desse dia serão celebradas pela paz e todos os rosários terão essa mesma intenção. Além disso, às 21:30 haverá uma vigília de oração pela paz, na Capelinha, presidida por D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, e que incluirá a oração do Rosário, a procissão de velas e tempo de adoração eucarística.
Na alocução do Angelus do passado Domingo, o Santo Padre disse: “Decidi convocar para toda a Igreja, no próximo dia 7 de setembro, véspera da Natividade de Maria, Rainha da Paz, um dia de jejum e de oração pela paz na Síria, no Médio Oriente, e no mundo inteiro, e convido também a unir-se a esta iniciativa, no modo que considerem mais oportuno, os irmãos cristãos não católicos, aqueles que pertencem a outras religiões e os homens de boa vontade… Peço a todas as Igrejas particulares que, além de viver este dia de jejum, organizem algum ato litúrgico por esta intenção”. O próprio Papa Francisco presidirá a uma vigília de oração pela paz, na Praça de S. Pedro, das 19:00 às 24:00 desse sábado.
A oração pela paz é já prática habitual no Santuário, por ser um dos conteúdos da própria mensagem de Fátima. Acolhendo este pedido expresso do Santo Padre e unindo-se a ele, o Santuário convida todos os peregrinos e devotos de Nossa Senhora de Fátima, Rainha da Paz, que neste lugar apelou à oração pela paz no mundo, a rezar por essa intenção.
 

PDF

HORÁRIOS

18 nov 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.