30 de dezembro, 2019

2019-12-30_Sintese_ano_2.jpg

Em 2019, Fátima foi dom para a Igreja e para a humanidade

Na reta final de 2019, lançamos um olhar sobre aqueles que foram os momentos marcantes do ano pastoral 2018/19, em que, no Santuário, se deu graças por peregrinar em Igreja.

 

Em 2019, o Santuário de Fátima propôs-se a “Dar graças por peregrinar em Igreja”. No segundo ano de um triénio que tem sido “Tempo de Graça e Misericórdia”, as diversas dinâmicas e propostas pastorais sublinharam a dimensão eclesial do dom que Fátima é para a Igreja e para a humanidade.

O centenário da edificação da Capelinha das Aparições foi o acontecimento inspirador do tema do ano, e teve destaque exclusivo na exposição temporária “Capela Múndi”, que desvelou chaves de leitura sobre este importante ícone do Santuário de Fátima. Inaugurada a 15 de outubro de 2018, a mostra recebeu mais de 300 mil visitantes e registou mais de 12 mil visitas guiadas. De maio e outubro, as seis visitas temáticas abordaram temas como a iconografia mariana, o Correio de Nossa Senhora e os ex-votos à Virgem de Fátima.

A morte de Francisco Marto foi o outro centenário que se assinalou no ano que agora termina, daí que a 4.ª edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima se tenha dedicado inteiramente a aprofundar a biografia e o contexto histórico do santo vidente de Fátima. A data de 4 de abril de 1919 foi evocada, cem anos depois, com um programa especial que incluiu celebrações e um concerto comemorativo.

São Francisco Marto e a sua espiritualidade foi igualmente o tema de um dos Encontros da Basílica, que refletiram também sobre Fátima como: experiência de Igreja e meta de peregrinação, lugar de acolhimento, de celebração e de vivência da fé e de fragilidade.

Perspetivando a mensagem de Fátima como meio para uma maior consciência eclesial e caminho eficaz para fortalecer o sentido de pertença eclesial, o Santuário ofereceu, em diferentes âmbitos, propostas formativas para aprofundar a Mensagem que Nossa Senhora deixou aos Pastorinhos na Cova da Iria, em 1917; desde logo, através do Curso sobre a Mensagem de Fátima, que na sua 14ª edição, sob o tema "O triunfo do amor nos dramas da História", aprofundou a espiritualidade de Fátima, dando a conhecer a biografia e o perfil espiritual dos Pastorinhos.

No arranque do ano, na Jornada de apresentação do Ano Pastoral, o Cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, apresentava Fátima como lugar onde a “consciência de ser Igreja se experimenta” também através das “assembleias crentes que aqui se reúnem para a expressão comum da fé, para adorar a Deus”. As multidões de crentes fizeram-se sentir sobretudo nas duas grandes peregrinações aniversárias de maio e de outubro, que contaram com a presidência de prelados asiáticos: o arcebispo de Manila, D. Luís Antonio Tagle, e o Arcebispo de Seul, D. Andrew Yeom Soo-jung, respetivamente.

2019-12-30_Sintese_ano_3.jpg

Recinto de Oração, durante a procissão das velas na Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro.

 

O início de 2019 ficou marcado pela presença da primeira Imagem da Virgem Peregrina de Fátima na Jornada Mundial da Juventude, que decorreu na Cidade do Panamá, onde cumpriu um programa complementar que a levou a um Centro Penitenciário Feminino e a um Instituto Oncológico. Resultado desta presença marcante, o arcebispo metropolitano do Panamá, D. José Domingo Ulloa Mendieta, anunciou, em outubro passado, a criação de um santuário de invocação a Nossa Senhora de Fátima na Cidade do Panamá, que terá como núcleo uma réplica da Capelinha das Aparições.

Em fevereiro, as Jornadas de Biblioteca do Santuário de Fátima congregaram mais de uma centena de participantes, oriundos de todo o país e de várias áreas do saber, em volta da reflexão sobre o papel das bibliotecas eclesiásticas como ferramenta para conhecer Deus, o ser humano e o mundo.

No início de maio, Wayne Marshall, maestro titular da Orquestra Radiofónica da WDR de Colónia, na Alemanha, que, em cumpriu o concerto de encerramento da segunda temporada do Ciclo do Órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. O famoso organista voltaria à Cova da Iria, no final desse mesmo mês, para gravar o seu novo álbum no órgão de tubos da Basílica.

No início do verão, Fátima foi lugar de encontro de investigadores de diferentes academias nacionais e estrangeiras, que, no âmbito do simpósio “Fátima Hoje: que caminhos?”, refletiram sobre os desafios inerentes à condição de peregrino, bem como do ato de peregrinar a Fátima e o peregrinar em Igreja.

A Escola do Santuário continuou, em 2019, a sua missão de aprofundar e descobrir a espiritualidade da Mensagem de Fátima, através de cursos, retiros e itinerários de espiritualidade, onde participaram centenas de peregrinos seniores e jovens, que ali tiveram oportunidade de refletir sobre temas relacionados com a oração, o sofrimento, a reparação ou a adoração. “Fátima na Luz da Páscoa” foi uma das iniciativas inéditas, através da qual a Escola do Santuário convidou os peregrinos a viver o Tríduo Pascal, contemplando, através de encontros espirituais, a profundidade do Mistério da misericórdia de Fátima nos acontecimentos da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

A aposta no voluntariado permanente foi uma constante ao longo do ano que finda, quer através de renovadas possibilidades de colaboração, quer através da oferta de momentos formativos aos que colaboram anualmente de forma voluntária com o Santuário. A presença jovem no voluntariado da Cova da Iria foi particularmente expressiva em 2019, com a participação dos mais novos em propostas como o Projeto SETE - de acolhimento aos peregrinos e imersão na Mensagem de Fátima -, e a semana “Vem para o meio”, através da qual o Santuário ofereceu férias de verão a pessoas portadoras de deficiências e seus pais. A parceria estabelecida entre o Santuário de Fátima e o Colégio de São Miguel trouxe também à Cova da Iria muitos jovens estudantes daquela instituição para ajudar no acolhimento aos peregrinos.

Em junho, o Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, em conjunto com a Cátedra do Camiño de Santiago e das Peregrinacións, da Universidade de Santiago de Compostela, e o Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, da Universidade Aberta, promoveram o Seminário “Caminho de Peregrinações”, em Lisboa. Já na universidade Católica, um mês antes, um colóquio refletiu sobre a poética de Fátima, numa iniciativa conjunta entre o Santuário de Fátima e a Cátedra Poesia e Transcendência, do Centro Regional do Porto da Universidade Católica.

No ano de 2019, o Santuário deu continuidade à aposta na comunicação digital, quer através da sua página institucional, quer por meio das páginas da instituição nas redes sociais. A página no Facebook seguiu a tendência de aumento no número de seguidores, e a galeria de imagens do Santuário no Instagram duplicou o número de seguidores de 30 mil para quase 70 mil.

Nas redes sociais e na página institucional, a aposta na imagem e em particular no vídeo foi uma marca de 2019, com um incremento de conteúdos e de transmissões das celebrações em direto. O vídeo foi o tema escolhido para a II Jornada de Comunicação do Santuário, que trouxe a Fátima profissionais e estudantes da comunicação para refletir sobre os desafios das novas ferramentas digitais de comunicação.

Segundo dados preliminares de outubro, o Santuário acolheu nos primeiros nove meses de 2019 cerca de 4,5 milhões de peregrinos em 7.658 celebrações oficiais e particulares. Os números apresentados mantêm a tendência de 2018, num um crescimento dos grupos da Ásia, com uma presença mais efetiva também de peregrinos do continente africano e a já habitual presença de peregrinos da América Latina.

PDF

HORÁRIOS

15 nov 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.