13 de novembro, 2022

2022-12-06documentacaocritica.jpg

Documentação Crítica de Fátima

 

Remonta aos anos 60 do século XX, designadamente ao tempo da celebração do Cinquentenário das Aparições, a intenção de trabalhar as fontes de Fátima de uma forma científica, editando os documentos fundacionais relativos às Aparições. Para essa tarefa foi encarregado Joaquín María Alonso (1913-1981), mariólogo que se dedicou à recolha e a uma primeira leitura em ordem à edição dessas fontes. Sucedeu a Alonso nesta função Luciano Coelho Cristino (1938-), diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, que, anos mais tarde, no contexto de diferentes comissões científicas, preparou e fixou os textos originais em ordem à sua edição crítica. 

A edição das fontes de Fátima datadas de entre 1917 (ano das Aparições) e 1930 (ano do reconhecimento das Aparições) ocorre entre 1992 e 2013 e sai com a chancela editorial do Santuário de Fátima e com o patrocínio científico do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. A coleção é composta por 16 volumes, sendo um deles dedicado à seleção dos documentos considerados mais relevantes. Em 2016, foi publicada pela Pontifícia Academia Mariana Internacionalis a tradução italiana do volume de seleção de documentos e, em 2019, o Santuário publicou a tradução inglesa do mesmo volume. 

Fazem parte desta magna edição os interrogatórios realizados aos videntes, o processo canónico diocesano que terminou na declaração das Aparições como dignas de crédito, documentação sobre a receção do fenómeno por parte de crentes e não crentes e sobre a atuação das autoridades civis e religiosas. Os 16 volumes da edição portuguesa publicam 3777 documentos (entre fotografias, documentação de caráter epistolar, financeiro, simples anotações, textos pastorais e notícias), aos quais acrescem algumas dezenas de documentos publicados em apêndice. 

Marco Daniel Duarte

Departamento de Estudos do Santuário de Fátima

PDF

HORÁRIOS

24 jan 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.