11 de dezembro, 2015
Sinais do Presépio Emília Nadal, 2000 Impressão sobre película de material polímero montada em estrutura metálica a envolver manjedoura de madeira e palha MSF, inv. n.º 1934-OUT.II.477 Do Advento ao Natal através da arte: obra de Emília Nadal recebe os peregrinos à entrada da Basílica da Santíssima Trindade — nota da Secção de Arte e Património Os peregrinos que durante o tempo do Advento entrarem na Basílica da Santíssima Trindade pela porta principal do templo serão surpreendidos com a presença de uma intervenção artística que pretende levar a refletir sobre o sentimento de expectativa que a Igreja vive no tempo que precede a celebração do Natal. Intitulada “Sinais do Presépio”, a obra reveste-se das cores do Advento e faz do observador um agente ativo, porquanto se verá na inevitabilidade de iniciar o exercício de completar, com o seu imaginário, um presépio em construção, um cenário “in fieri” que, necessariamente, fará refletir sobre as figuras sagradas a vivência do sentir humano. É por essa razão que, nas palavras da Autora, a instalação «quer ser um espaço-redoma evocativo das dimensões do humano e do sagrado da narrativa do Presépio». A manjedoura que de forma clarividente fala da humanidade de Deus aparece guardada por figuras de anjos que, com gesto assertivo, impõem o silêncio que o mistério exige. Esta obra, que data de 2000 e que já esteve exposta no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e na Casa do Poço, em Lamego, pertence desde agosto de 2015 ao espólio do Museu do Santuário de Fátima, altura em que foi oferecida ao Santuário pela Autora. Esta é uma primeira intervenção artística que, através da linguagem contemporânea, pretende ajudar os peregrinos a viverem o espaço e o tempo ao ritmo do calendário litúrgico. Secção de Arte e Património, 8 de dezembro de 2015 Marco Daniel Duarte Diretor do Museu do Santuário de Fátima |