29 de julho, 2015

Diocese de Viana do Castelo
Foram quinze dias de oração de louvor e prece, acompanhando a Imagem da Virgem Peregrina pelas terras do Alto Minho, diocese de Viana do Castelo, desde o dia 14 até 28 de junho deste ano.
Foram quinze dias de festa que encheu de entusiasmo toda a gente que se juntava, em multidão sucessiva, cantando com alegria os louvores de Nossa Senhora de Fátima.
Era a Mãe de Deus e nossa Mãe, a Virgem Maria, que apareceu em Fátima aos três pastorinhos, que nos visitava, para nos abençoar, para nos animar, para nos repetir os pedidos feitos às crianças na Cova da Iria.
E os cristãos, o povo mariano desta ponta de Portugal respondeu, com a sua presença, com o seu fervor, com a sua alegria, indo ao encontro da Senhora e repetindo: “enquanto houver portugueses, Tu serás o seu amor!”
Nos dez arciprestados, em que a Diocese está repartida, todos os Rev.dos Arciprestes organizaram, com esmero e diligência, a sequência dos actos litúrgicos e celebrações marianas ou eucarísticas, de modo que a Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima fosse uma manifestação contínua de fé e oração junto da Senhora nossa Mãe. E foi, com momentos de grande ternura e forte emoção, visíveis ao abeirarem-se do andor para lançar flores e pedir a bênção da Senhora, ou ajoelhados diante da Sua Imagem, em oração silenciosa!
A Imagem Peregrina seguiu o vale do Lima, subindo às alturas do Soajo e  Peneda, passou no Santuário da Senhora da Peneda descendo depois para terras de Melgaço. Percorreu o vale do Minho até Monção, para voltar a subir ao planalto de Coura, e depois regressar ao vale do rio Minho para visitar as gentes de Valença até Viana do Castelo. Percurso de beleza natural, idílico, como não há igual! Mas mais belo, contemplando o rosto feliz de tantas pessoas que acorriam a saudar a Senhora que passava à porta das suas casas!
A meio do percurso, desde o dia 21, o Senhor Bispo, D. Anacleto de Oliveira, acompanhou a Visita da Senhora, orientando  a reflexão dos seus diocesanos com a doutrina sobre a Família-Comunidade de Vida e Amor: “Os filhos são uma bênção do Senhor”, dentro do tema pastoral da Diocese no corrente ano, destacando em todos os momentos o Dom da Vida.
Na cidade de Viana do Castelo aconteceram duas particularidades de registo. A primeira foi a ocorrência da celebração diocesana do V Centenário do nascimento do Beato Bartolomeu dos Mártires, sepultado na Igreja de Monserrate. Por isso a Imagem Peregrina da Senhora ali permaneceu um dia junto dos pescadores, que quiseram renovar com Ela a Procissão ao Mar e ao Rio, como se havia feito a primeira vez na segunda visita de 1962. Mais uma vez, uma multidão acompanhou a Virgem Senhora.
E de seguida foi levada, em solene procissão de velas, à paróquia de Nossa Senhora de Fátima – a segunda particularidade desta diocese, que tem uma paróquia dedicada à Senhora da Cova da Iria. Na sua Igreja nova da Sagrada Família foi recebida com entusiasmo e emoção, e, passado um dia, regressou à Sé Catedral para acolher as preces e despedidas dos vianenses.
Na última celebração, o Senhor Bispo insistiu na renovação da mentalidade da família  para aceitação dos filhos, e na necessidade de se viver em partilha com os outros, segundo o exemplo do Beato Bartolomeu e dos Pastorinhos de Fátima, vivendo o apelo da Senhora à conversão a Deus e aos outros. Finalmente o Senhor Bispo ajoelhou aos pés da Imagem Peregrina fazendo a consagração da Diocese a Nossa Senhora e pedindo-lhe que todos cresçam na Fé.
Um agradecimento muito grande a todos os que participaram neste acontecimento inesquecível – A VISITA DA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA ÀS DIOCESES DE PORTUGAL – A VIANA DO CASTELO, na preparação da celebração do Primeiro Centenário das Aparições, em Fátima.
Mons. João Baptista Gomes
PDF

HORÁRIOS

17 nov 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.