20 de junho, 2010

NA SOLENIDADE DA DEDICAÇÃO DA SÉ DE LEIRIA
A figura, a obra pastoral e o testemunho sacerdotal do antigo bispo de Leiria, D. João Pereira Venâncio, vão marcar a celebração da solenidade da dedicação da Sé, no próximo dia 13 de Julho. Os actos celebrativos começarão, às 21 horas, na Sé, com a Eucaristia, presidida pelo actual bispo, Dom António Marto. Pelas 22 horas, no claustro, haverá testemunhos e execução de peças musicais por antigos alunos do Seminário.       
A evocação de D. João Venâncio ocorre por motivo da passagem dos 25 anos da sua morte e insere-se na celebração do Ano Sacerdotal, conforme decisão do actual bispo anunciada em Setembro passado, na carta pastoral “Ir ao coração da Igreja”. A Comissão nomeada para o efeito decidiu salientar várias dimensões do seu ministério episcopal, pelo que convida de modo especial para estarem presentes os padres que ele ordenou, as comunidades paroquiais que criou, as ordens religiosas que acolheu e as instituições educativas, sociais… que fundou.   
 Breve biografia
Dom João Pereira Venâncio nasceu em Monte Redondo, no ano de 1904. Foi ordenado padre em 1929 e bispo em 1954. Quatro anos depois, recebeu a missão de Bispo de Leiria, cargo que desempenhou até 1972. Como bispo, participou em Roma no II Concílio do Vaticano e acolheu a peregrinação do Papa Paulo VI a Fátima em 1967, promoveu a difusão internacional da mensagem de Fátima em muitos países, mandou construir o novo edifício do seminário diocesano e instituiu os colégios de Afonso Lopes Vieira, na Marinha Grande,  e de S. Miguel, em Fátima.  Faleceu em 1985, sendo sepultado na sua terra natal.
A igreja catedral
A igreja catedral, também chamada sé, tem grande significado simbólico para a Diocese. Nela está a cátedra ou sede do Bispo, sinal da sua missão de pastor e de mestre da fé para a Igreja particular ou diocese, e também sinal de unidade e comunhão dos crentes na mesma fé. Por isso, a Igreja recomenda aos fiéis que tenham amor e veneração para com a catedral. A celebração do aniversário da sua dedicação contribui para melhor realçar a importância e dignidade que tal templo assume na Igreja particular ou Diocese.
A dedicação é a celebração litúrgica mediante a qual o bispo consagra a Deus um lugar ou edifício destinado ao culto, para que se destine a espaço sagrado, onde os fiéis acorrem para a oração e para receberem do Alto as graças divinas. O aniversário deste acto é celebrado, na própria catedral, como solenidade, e nas outras igrejas da diocese, como festa, em sinal de comunhão eclesial.  
Em ano dedicado ao aprofundamento da comunhão e co-responsabilidade na comunidade cristã, a participação na celebração da dedicação da catedral, ajudará a avivar nos fiéis católicos o sentido de pertença à Igreja local que está em Leiria-Fátima e a cultivar o amor por ela, como dimensão irrenunciável da vivência da fé. 
P. Jorge Guarda
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PDF

HORÁRIOS

19 nov 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.