23 de março, 2015
Sob o tema “Com Maria fortalecer as famílias e apoiar a sua missão”, a diocese de Leiria-Fátima realizou em março a sua 84.ª peregrinação anual a Fátima. Sob a presidência do bispo diocesano, D. António Marto, cerca de 23 mil peregrinos estiveram na Cova da Iria.
Além das paróquias, congregações e movimentos presentes na diocese, bem visíveis nos muitos estandartes trazidos para a Eucaristia Dominical, integraram esta grande família em peregrinação muitos jovens, que empreenderam a pé a caminhada até à Cova da Iria e também muitos escuteiros.
Na manhã de Domingo, já em Fátima e independentemente da forma como aqui tinham chegado, todos se reuniram para uma breve caminhada a partir de quatro pontos da cidade até ao Santuário. A oração do Rosário com as famílias como principal intenção, na Capelinha, e a Eucaristia marcaram a manhã de Domingo. A celebração Eucarística teve 74 concelebrantes.
Durante a tarde tiveram lugar várias iniciativas e atividades pelas quais se repartiram os participantes na peregrinação, nomeadamente, uma representação teatral, a exibição de um filme, uma conferência, uma visita-guiada à exposição temporária do santuário. No final da peregrinação, de novo na Capelinha das Aparições e sob a presidência de D. António Marto, teve lugar o envio de um missionário para a missão da diocese de Leiria-Fátima no Gungo, Angola. |