22 de abril, 2006

 
Com o lema “Acolher a Misericórdia”, Diocese de Leiria-Fátima em Peregrinação

Cristo continua a chamar-nos, para darmos testemunho d’ Ele
A participação de um maior número de jovens marcou a diferença naquela que foi a 75.ª peregrinação da Diocese de Leiria-Fátima ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Participaram na Eucaristia desta manhã, celebrada do altar do Recinto de Oração, cinquenta mil pessoas, das quais onze mil comungaram. Presidiu à celebração D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, tendo concelebrado 75 sacerdotes, na maioria da diocese, e D. Américo Henriques, Bispo Emérito de Nova Lisboa (Angola).
Na procissão com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capelinha das Aparições até ao altar do Recinto, antes do início da Missa, e no percurso inverso, no final da mesma, os vários grupos paroquiais e diocesanos levantaram os seus estandartes, a demonstrar a participação de toda a Diocese de Leiria-Fátima nesta peregrinação. “Através da peregrinação realizamos a nossa caminhada interior até Deus, que é fonte de misericórdia. E Ele mesmo nos acompanha, para nos guardar e amparar, como lembra o Papa Bento XVI na mensagem para a Quaresma”, referia o Vigário Geral da Diocese de Leiria-Fátima, no guião das celebrações da 75.ª peregrinação ao Santuário da Cova da Iria.
Durante a homilia, D. Serafim afirmou que Cristo continua a chamar, porque precisa que os Cristãos dêem testemunho d’ Ele aos agnósticos, aos não praticantes e aos ateus.
Dirigindo-se em especial aos jovens, o prelado pediu-lhes que se comprometam a testemunhar Cristo “na vida, na discoteca, na escola e no trabalho”.
Durante a Eucaristia desta manhã foram sublinhadas por diversas vezes as palavras de Sua Santidade o Papa Bento XVI na Mensagem para a Quaresma, com destaque para o apelo do Santo Padre para as atitudes de compaixão e perdão.

Esta tarde, a partir das 14h30, a Diocese de Leiria-Fátima realiza, no Centro Pastoral Paulo VI, a habitual Festa Mensagem, inserida no programa da Peregrinação anual. O programa deste ano inclui a actuação do Chorus Auris, de Ourém, e a apresentação do programa comemorativo dos 90 anos das Aparições de Fátima.
Como de costume, a Festa Mensagem terminará com a mensagem do bispo diocesano, seguida da “oração de agradecimento a Deus pelo dom da Peregrinação”.
 
Outros grupos estiveram na celebração da Santa Missa, esta manhã no Santuário de Fátima: “Bayerisches Pilgerburo”, da Alemanha; “Virgen de las Nieves” e “Interparoquial Trujillo”, ambos de Espanha, e “Opera Romana Pellegrinaggi”, de Itália.
De Portugal, inscreveram-se no Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima o grupo de Escuteiros de S. Martinho do Campo (Braga); a Paróquia Divino Salvador de Fonte Boa (Esposende); o Grupo “Jovens com Maria”, de Porto Santo (Funchal); um grupo do Bairro de Santo António (Covilhã); e o grupo de jovens “Sol Nascente”, da Paróquia de Ermesinde (Porto).
As fotografias das celebrações estão em :
www.fatima.pt /Arquivo Multimédia / Imagens / Actualidade.
(Boletim Informativo 32/2006, de 2 de Abril de 2006, da Sala de Imprensa do Santuário de Fátima)
-------
Apresentação do programa, em finais de Março:
Em pleno tempo quaresmal, a Diocese de Leiria-Fátima realiza, a 1 e 2 de Abril, a 75.ª peregrinação anual ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
A Peregrinação da Diocese de Leiria-Fátima, presidida pelo Bispo Diocesano, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, terá este ano como tema “Acolher a Misericórdia”.
O programa deste encontro, que em 2005 juntou trinta mil pessoas em Fátima, é o seguinte:
Dia 1 de Abril – Peregrinação Diocesana Jovem
15h00 – Acolhimento no Albergue do Peregrino
17h00 – Actividade no exterior
19h30 – Jantar partilhado
21h00 – Apresentação dos trabalhos
23h00 – Oração Jovem, na basílica
1h00 – Chá
Dia 2 de Abril, Domingo – Peregrinação Diocesana
8h00-10h00 – Confissões, no Centro Pastoral Paulo VI
9h00 – Caminhada da Misericórdia
10h30 – Saudação a Nossa Senhora, na Capelinha
11h00 – Eucaristia, no Recinto de Oração do Santuário de Fátima
14h30 – Concerto Chorus Auris (Ourém); apresentação do programa dos 90 anos das Aparições

PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.