02 de julho, 2015


A Imagem da Virgem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima esteve na arquidiocese de Braga de 31 de maio a 14 de junho. Foi recebida em cada um dos 14 arciprestados que compõem a diocese.
A receção em Braga realizou-se na tarde de 31 de maio, às portas da cidade, no Arco da Porta Nova, onde o Arcebispo Primaz e uma numerosa multidão de fiéis esperavam a Imagem. Seguiu-se uma procissão até à catedral, onde foi celebrada uma Eucaristia, presidida pelo bispo diocesano, D. Jorge Ortiga.
Na homilia, o prelado refletiu que a devoção a “Maria, mãe da Igreja, solicita uma conversão para um cristianismo em corresponsabilidade eclesial, onde, na consciência de ser discípulos, sabemos que só́ o somos se formos missionários”. D. Jorge Ortiga apresentou Maria como modelo do discípulo e daquilo que a Igreja é chamada a ser atualmente.
Em cada um dos 14 arciprestados houve um ambiente constante de oração e de celebração, com destaque para a recitação do terço e para a celebração da Eucaristia e da Penitência, por grande número de fiéis que, deste modo, corresponderam ao apelos veiculados pela mensagem de Fátima
A chegada da imagem, como momento importante para a devoção mariana, foi preparada com a realização de catequeses específicas para esta ocasião, para as diversas idades, e pela sensibilização dos enfermos e de suas famílias para o valor que as suas vidas têm para a Igreja, através do aprofundamento da mensagem de Fátima.
A passagem da imagem pela Arquidiocese de Braga deixou, como rasto, um maior entusiasmo na vivência da piedade popular mariana, mas também o desejo de que os cristãos, a exemplo dos Apóstolos que, com Maria, se reuniam em oração, recuperem a prática de constituírem pequenos grupos de oração e de aprofundamento da fé, capazes de restituir a consistência do tecido eclesial e a alegria da “mística de viver juntos”, em dinâmica de permanente sinodalidade. Isso mesmo referiu o Arcebispo Primaz, na Eucaristia de despedida, celebrada na tarde do dia 14 de junho, em Esposende, antes de entregar a Imagem à diocese de Viana do Castelo.
Cónego Luís Rodrigues,
Arquidiocese de Braga
PDF

HORÁRIOS

17 nov 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.