29 de abril, 2012


Este domingo, em que a Igreja celebra o Domingo do Bom Pastor, Dia Mundial das Vocações, também o reitor do Santuário de Fátima refletiu sobre este tema. Durante a homilia da eucaristia dominical, celebrada no recinto de oração do Santuário, o padre Carlos Cabecinhas afirmou que, mais que uma crise de vocações, o que se vive atualmente é uma crise de respostas.
“No momento atual, a crise é de respostas, de respostas da nossa parte, e a grande causa desta crise está na débil consciência do grande amor de Deus por nós”, afirmou o reitor.
“É que quem faz a experiência de ser amado por Deus, quem toma consciência, como S. Paulo, de que Jesus Cristo me amou, e que a Si mesmo se entregou por mim, esse dispõe-se a responder, diretamente, com a sua vida a esse amor. É aquilo a que o Papa chama na mensagem para este ano ‘a medida alta da vida cristã’”, disse.
“Só uma vida vivida como entrega de si tem pleno sentido”, exortou o reitor, ao destacar que também a pergunta de Nossa Senhora aos Pastorinhos de Fátima ‘Quereis oferecer-vos a Deus?’ é um apelo à entrega ao serviço a Deus.
“É a nossa resposta ao amor com que Deus nos amou primeiro que é importante e, por isso, o desafio de fazermos da nossa vida oferta, oferta a Jesus Cristo que por nós se entregou”, disse.
O caminho, considera o reitor, está em seguir Jesus Cristo, em escutar a sua palavra. “Aceitemos o desafio a uma oração mais intensa para escutarmos a voz que o Senhor nos dirige, que dirige a cada um de nós o seu chamamento , prestemos particular atenção à Eucaristia, estimemos este tesouro precioso que é uma vida completamente entregue ao Reino de Deus”.
Participaram nesta celebração mais de duas dezenas de grupos de peregrinos, vindos de dez diferentes países. Em maior número estiveram portugueses e espanhóis. O maior grupo organizado em peregrinação por estes dias em Fátima é o do movimento internacional “Fé e Luz. Com esta peregrinação, “Fé e Luz” celebra os seus 40 anos de fundação ao serviço das pessoas com deficiência e dos seus familiares.
LS
PDF

HORÁRIOS

04 jul 2024

Missa, em inglês, na Capelinha das Aparições

  • 15h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.