29 de maio, 2006

“Muitas comunidades cristãs esperam um padre”

Esta manhã, dia 7 de Maio de 2006, participaram na Eucaristia internacional, às 11h00 no Recinto de Oração do Santuário de Fátima, sessenta e cinco mil pessoas.
A todos e a cada um dos presentes, D. Albino Cleto, bispo de Coimbra, diocese que realizou este fim-de-semana a peregrinação anual a Fátima, lançou o convite da entrega pessoal ao serviço da Igreja.
 “Muitas comunidades cristãs esperam um padre. (…) A Igreja pede ao Senhor da messe, que hoje e todos os dias, mande um trabalhador para a sua messe”, afirmou D. Albino, que também rezou para que surjam “leigos consagrados para serem no mundo o sal da terra”.
No Dia Mundial de Oração pelas Vocações foram ainda recordados todos aqueles e aquelas que vivem consagrados à Igreja os quais, nas palavras do Bispo de Coimbra, “têm como modelo Maria”, são “solícitos” e devem “cuidar dos filhos para não se extraviarem”.
No fim-de-semana em que mais de oito mil jovens de todas as dioceses do pais concretizaram a sua peregrinação a Fátima – a “Fátima Jovem 2006” -, sob o lema “Cristo, luz do meu caminho”, o bispo de Coimbra; que concelebrou esta manhã com o Bispo Emérito de Coimbra, D. João Alves, e com o Administrador Apostólico na Diocese de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva; direccionou, durante parte da homilia, as suas palavras para a juventude, convidando os jovens a “construir a Igreja de Jesus”, o que significa “ambicionar para o futuro da tua geração uma sociedade melhor”, que terão de ser os jovens a ajudar a construir.
“Seremos construtores (de uma sociedade melhor) se soubermos chamar os que estão mais afastados da Igreja”, trabalho que pode ser feito “na escola, no café, nas discussões de grupo”, disse.
Na mensagem pastoral do Bispo de Coimbra aos seus diocesanos, intitulada "FAÇA- SE EM MIM" e com data de 17 de Março, D. Albino Cleto vincava o grande propósito da peregrinação deste ano a Fátima.
“Confiantes no seu amor materno (de Maria), vamos também nós ter com ela e rogar-lhe que nos alcance de Deus a bênção de mais padres e consagrados. No Domingo 7 de Maio, Dia Mundial de Oração pelas Vocações, a Diocese de Coimbra estará em Fátima, unida em grande peregrinação feita com esse propósito. Humildes mas esperançados na intercessão da Mãe, cumpriremos assim o conselho do Mestre: «Pedi ao Senhor da Messe que mande operários para a sua messe» (Mt 9, 38)”.
No mesmo documento, D. Albino refere “Estamos certos de que bastantes jovens, rapazes e raparigas, homens e mulheres, ao fitar na Cova da Iria o rosto maternal da Senhora hão-de sentir a alegria de se entregar a Deus, que lhes ensinará a felicidade de se gastar ao serviço dos outros. A Virgem, que cantou o Magnificat quando foi servir sua prima, há-de dizer ao coração de muitos que «a felicidade está mais em dar que em receber» (Act 20, 35)”.
 
Jovens rezam em Fátima por um mundo mais humano, humanizado e santo

Durante todo o dia de ontem e na manhã de hoje, foram visíveis muitos grupos de jovens a caminho do Santuário. Muitos outros grupos de peregrinos a pé tinham o mesmo destino: o Santuário de Fátima.
Em silêncio, a rezar ou a cantar, os jovens davam visibilidade ao tema da peregrinação deste ano “Cristo, luz do meu caminho”.
“Este ano, ao dirigirmos os nossos passos para Fátima para nos consagrarmos a Nossa Senhora, e, por ela, reafirmar o nosso compromisso de protagonistas num mundo mais humano, mais humanizado, mais santo, porque acreditamos na Mensagem universal de Jesus Cristo, fazemo-lo integrados num plano de acção pastoral até 2008. (…) Com a grandeza que só se encontra nos jovens, consagremos os nossos passos a Nossa Senhora para, no regresso, podermos garantir a todos os que se cruzarem connosco: eu sou pessoa de confiança!”, refere o director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, M. Oliveira de Sousa, que no mesmo testemunho, entregue aos participantes na peregrinação Fátima Jovem, diz também que “na Cova da Iria fazemos silêncio, aquele silêncio profundo de conversão que nos permite, de maneira particular neste fim-de-semana, perscrutar o coração das nossas mães, o discernimento para a vida de cada um, o sentido missionário dos jovens, de todos os jovens portugueses, e, com o Santuário que nos acolhe, meditarmos o 6.º mandamento”.
No final da Eucaristia internacional de Domingo, dia 7 de Maio, cerca de uma centena desses jovens, representando todos os outros, juntou-se no topo da escadaria em frente ao altar do Recinto, e apresentou uma encenação onde a luz das velas, símbolo de Cristo, foi o elemento principal. Ao som do tema “São vidas” – que tem como refrão “São vidas, semente da nossa cidade, da mesa do povo de Deus, arautos de uma novidade. São vidas doadas num gesto de amor nos braços da brisa de Deus, imagem de Cristo senhor!” – estes jovens, de velas acesas nas mãos, vestiam camisolas, trajes tradicionais ou traziam símbolos das suas dioceses, movimento juvenis ou grupos de jovens.
 
Embora os dois grupos mais numerosos de peregrinos presentes esta manhã no Santuário de Fátima para participar na Eucaristia Internacional das 11h00 fossem o da Diocese de Coimbra, com 6.500 pessoas, e o “Fátima Jovem”, que trouxe até este Santuário à volta de oito mil jovens, muitos outros fiéis participaram na celebração desta manhã.
Estiveram também no Santuário, com inscrição feita no Serviço de Peregrinos, um grupo da Alemanha, um da Eslovénia e dois outros de Itália. De Espanha, e também da Polónia, vieram seis grupos de peregrinos e da Irlanda e de Itália vieram dois. De Portugal, para além dos dois grupos já enunciados participaram outros nove grupos de peregrinos. De língua francesa, participou um grupo vindo da Ilha de Reunião.
Era também notória a presença de muitas famílias que fizeram de Fátima o seu destino para o dia de hoje, em que se celebra o Dia da Mãe.
(Boletim 48/2006 da Sala de Imprensa do Santuário de Fátima)

PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.