09 de fevereiro, 2022

1_Novena_Pastorinhos.jpg

Dia dos Pastorinhos volta a ser celebrado presencialmente com novena, vigília, missa e concerto

Data da festa dos Santos Pastorinhos mobiliza Santuário a torná-los ainda mais presentes nos vários espaços

 

A novena que se inicia no dia 11 de fevereiro, com a publicação de um podcast diário com uma leitura das Memórias e uma meditação inspirada na espiritualidade dos Pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto, constituem as principais iniciativas que o Santuário vai promover para assinalar o Dia dos Pastorinhos que se comemora no próximo dia 20. 

A Novena dos Pastorinhos, feita em conjunto pelas Irmãs da Aliança de Santa Maria e pelo Santuário de Fátima, propõe uma reflexão sobre nove temas: a “União de vontades: quando o meu querer é o querer de Deus”; a “União de Corações”; “Deus não se pode dizer, nem deixar de dizer”; “Se é segredo, não se pode dizer!”; “Diante do eterno, não há tempo”; “Do sacrifício, não me escondo!”; “Nenhuma outra altura, senão a do Baixíssimo”; “O doce Cristo vestido de branco” e “A mudança”.

A Vigília na noite de dia 19, com um momento de veneração aos túmulos na Basilica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e a Missa, no dia 20, presidida pelo cardeal António Marto, completarão o programa litúrgico que evoca a memória dos primeiros dois santos de Fátima, os mais jovens não mártires do santoral católico. Acresce a este programa a realização do Concerto Evocativo dos Pastorinhos, com o Coro Ricercare, sob a direção de Pedro Teixeira. 

Intitulado Rosa immaculata , o Concerto Evocativo dos Pastorinhos terá duas estreias: uma estreia absoluta da obra de Alfredo Teixeira Canticle of Ecstasy, e duas obras em estreia nacional, uma do jovem Miguel Jesus, Magnificat in five vignettes e outra de Paolo Orlandi, Ave Regina Caelorum.

O Coro Ricercare, sob direção do maestro Pedro Teixeira (recentemente convidado a ser maestro assistente do Coro Casa da Música), apresentar-se-á à cappella com cerca de 40 vozes (com máscara).

A presença dos Pastorinhos far-se-á iconicamente com as duas esculturas oficiais de Francisco e Jacinta Marto na Capelinha das Aparições, entre 11 e 20 de fevereiro; duas pinturas oficiais dos santos Pastorinhos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário e os dois ícones que serão venerados durante a Missa das 11h00 do dia 20, na Basílica da Santíssima Trindade, para onde se dirigirão em procissão, depois da oração do Terço às 10h00.

É também na Capelinha que diariamente, às 12h00 e às 21h30, haverá uma menção especial a esta novena.

Nas redes sociais do Santuário- Facebook e Youtube- entre os dias 11 e 19, será feita uma publicação de um conteúdo áudio com a leitura de uma passagem das Memórias da Irmã Lúcia seguida de meditação. Este conteúdo termina com uma oração e é feito em parceria com as Irmãs da Aliança de Santa Maria. Também nas redes sociais do Santuário, pode acompanhar em direto as transmissões de todas as celebrações e o concerto alusivo à festa dos santos Francisco e Jacinta Marto. 

Os dois jovens irmãos, que morreram vítimas da Gripe Espanhola, foram canonizados pelo Papa Francisco no dia 13 de maio de 2017, no ano do Centenário das Aaprições de Nossa Senhora em Fátima.

 

Programa

Dia 11| Inicio da novena no Terço das 12h00 e das 21h30

Dia 19 |21h30|  Lucernário, Terço e Procissão, seguido de um momento de veneração aos túmulos

Dia 20| 10h00|Terço seguido de Procissão entre a Capelinha das Aparições e a Basílica da Santíssima Trindadade

Dia 20| 11h00|Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

Dia 20| 15h00| Concerto Evocativo dos Pastorinhos, Rosa Immaculata,  pelo coro Ricercare , Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

 

PDF

HORÁRIOS

01 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.