15 de dezembro, 2005

Rosa de Ouro entregue ao Santuário do Sameiro
 
O sentido da solenidade da Imaculada Conceição, celebrada a 8 de Dezembro, é o de que a Virgem Maria, por graça e privilégio de Deus, em atenção aos méritos de Jesus Cristo, foi preservada e imune de toda a mancha da culpa original, no primeiro instante da sua concepção.
Os 150 anos da definição do dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora foram celebrados a nível nacional no Santuário do Sameiro, que em 2004 celebrou também o centenário da coração da imagem de Nossa Senhora do Sameiro.
Em representação do Santo Padre, esteve em Braga o cardeal brasileiro D. Eugénio de Araújo Sales.  Estiveram também vários representantes de toda a Igreja Portuguesa. De acordo com a Agência Lusa, foram ao no Sameiro cerca de 50 mil fiéis que testemunharam a entrega da Rosa de Ouro a este importante santuário mariano.
Na ocasião, o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, leu aos fiéis o teor de um telegrama a enviar ao Papa, no qual se agradeceu a atribuição da Rosa de Ouro e onde foi escrito que todos os católicos portugueses rezam pela saúde de João Paulo II.
 
Em Fátima também se rezou a Maria
 
Também o Santuário de Fátima preparou e viveu de forma especial esta Solenidade, com o principal momento a ser celebrado na eucaristia oficial das 11 horas, presidida pelo Reitor do Santuário, dado o Bispo Diocesano estar a representar a Diocese de Leiria-Fátima nas cerimónias em Braga.
Mesmo coincidindo com um dia durante a semana (quarta-feira) foram muitos os fiéis que se deslocaram à Cova da Iria para participar na missa, onde o Reitor apresentou, durante a homília, uma reflexão histórico-religiosa sobre a definição do dogma da Imaculada Conceição de Maria, a Cheia de Graça.
Através das palavras do Reitor, os peregrinos presentes rezaram pelo Santo Padre, diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, que, naquela ocasião, usava, excepcionalmente, a coroa ofertada pelas mulheres de Portugal em 1946 e onde está encastoada a bala que feriu o Santo Padre, a 13 de Maio de 1981.
“Como vos disse no início, estamos particularmente unidos ao Santo Padre pedindo ao Senhor que o encoraje cada vez mais e lhe dê a perseverança, que sempre deu, ou que a fortifique mais, no culto a Maria. Ele que não termina um único documento sem uma invocação da Mãe do Senhor.(…) Pedimos a Nossa Senhora que nos purifique na Sua pureza total, para que nos aproximemos do Seu Senhor e Nosso Senhor Jesus Cristo”, afirmou.
Participaram nesta eucaristia mais de sessenta mil pessoas, um número bastante superior ao de anos anteriores. Somando as participações nas sete missas oficiais celebradas no Santuário a 8 de Dezembro de 2004, estiveram em Fátima 65.700 pessoas, grande parte portuguesas. Este número é bem elucidativo, a par com as participações nas cerimónias nacionais no Sameiro, da grande devoção do povo português à Virgem Santíssima.
Nos últimos quatro anos, neste mesmo dia, nunca o total das sete missas diárias celebradas em Fátima foi superior a 42 mil pessoas, aliás um número já bastante elevado. Em termos estatísticos: 19.020; 34.245; 41.370 e 32.250 são os totais de participantes nas sete eucaristias diárias celebradas no Santuário de Fátima, a 8 de Dezembro, respectivamente, nos anos de 2000, 2001, 2002 e 2003. Será de destacar que a Solenidade da Imaculada Conceição coincidiu, no ano 2001 e 2002, com o fim-de-semana.
PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.