14 de outubro, 2024

bannerconcerto-ecos-de-fatima2024.jpg

Devoção mariana vai ser celebrada em concerto da música sacra barroca

“Ecos de Fátima” traz este domingo ao Santuário o Ludovice Ensemble, num concerto gratuito que prestará tributo à música sacra barroca e à Virgem Maria.

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário vai abrir as suas portas este domingo, 20 de outubro, às 15h30, para acolher mais uma edição “Ecos de Fátima”, que oferecerá um concerto único do Ludovice Ensemble, um grupo especializado em música barroca. Sob a direção de Fernando Miguel Jalôto, o concerto, intitulado "Coroada de rosas”, irá explorar a devoção mariana no barroco italiano do século XVII, com obras de compositores como Monteverdi, Carissimi, Grandi e Cavalli.

O elenco contará com as sopranos Eduarda Melo e Raquel Mendes, os tenores André Lacerda e Fernando Guimarães, e o barítono Hugo Oliveira, acompanhados por uma formação instrumental que inclui os violinos barrocos de César Nogueira e Ana Carvalho, o violoncelo barroco de Diana Vinagre e o órgão de Fernando Miguel Jalôto.

Com uma duração aproximada de 50 minutos, o repertório inclui composições como "Ave maris stella", de Francesco Cavalli, "Salve Regina", de Claudio Monteverdi, e o oratório "Ghirlandata di rose", de Giacomo Carissimi, um tributo poético à Virgem Maria. O concerto, com entrada gratuita, oferece uma viagem emocional e espiritual pela música sacra do século XVII, revisitando textos litúrgicos e devocionais dedicados à Virgem Maria, em linha com a tradição do Concílio de Trento.

O Ludovice Ensemble, fundado em 2004 por Fernando Miguel Jalôto, é um grupo dedicado à interpretação de música antiga, especializado no repertório vocal e instrumental dos séculos XVII e XVIII. Sob a direção de Jalôto, o ensemble tem-se apresentado em festivais internacionais de prestígio por toda a Europa e é amplamente reconhecido pela sua abordagem historicamente informada e pelo uso de instrumentos de época. Jalôto, cravista e organista, é um especialista em música barroca, tendo dirigido e participado em produções de destaque de Monteverdi, Bach, Scarlatti, entre outros.

Todos os solistas são intérpretes experientes de música barroca e têm colaborado com os principais grupos e orquestras de música antiga, tanto em Portugal como no estrangeiro. A vertente instrumental do concerto será assegurada pelos violinistas barrocos César Nogueira e Ana Carvalho, e pela violoncelista Diana Vinagre, músicos especializados na interpretação de repertórios barrocos com instrumentos históricos.

O projeto “Ecos de Fátima” é uma iniciativa cultural do Santuário de Fátima que visa promover a música sacra e clássica, aliando espiritualidade e arte através de concertos realizados na Basílica de Nossa Senhora do Rosário. A primeira edição do concerto “Ecos de Fátima” realizou-se no final do ano 2017, no âmbito da celebração do Centenário das Aparições.

 

PDF

HORÁRIOS

21 jan 2025

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.