03 de setembro, 2017

3J3A6296.JPG

“Deus vem ao nosso encontro e o que nos tem a oferecer é uma felicidade real”

Vice-reitor do Santuário de Fátima desafia peregrinos a não terem medo de escolher Deus

 

D. Angelo Bagnasco, cardeal italiano e atual arcebispo da arquidiocese de Génova, presidiu hoje à eucaristia do Recinto de Oração, que assinala o XXII domingo do tempo comum.

Na homilia, o Pe. Vitor Coutinho, vice-reitor do Santuário de Fátima, falou a todos os peregrinos presentes do “sentimento de desilusão” que por vezes sentimos nas nossas vidas.

«Todos conhecemos este sentimento de desilusão em relação a alguma coisa ou  a alguém que de certa forma nos seduziu. Ao longo da vida somos muitas vezes seduzidos por aquilo que nos promete realização fácil e por aparências que se revelam enganadoras», afirmou o vice-reitor.

No entanto também há seduções que se revelam positivas, «há pessoas e projetos que nos seduzem porque nos levam mais longe do que esperávamos ir», acrescentou o Pe. Vitor Coutinho, destacando que a as seduções «que nos preenchem e enriquecem, fazem-nos descobrir uma realização que não fica apenas à flor da pele nem preenche apenas momentos isolados do nosso tempo, e é isto que Deus faz connosco», afirmou.

«Deus seduz-nos, chama por nós e o que nos tem a oferecer é uma felicidade real, é uma realização pessoal que não se reduz a um momento nem a uma satisfação pontual», precisou.

O vice-reitor do Santuário sublinhou ainda que, por vezes, “ter fé é um incomodo e traz exigências”.

«Viver com Deus também traz exigências que não nos deixam tranquilos, não ficamos indiferentes ao sofrimento, à solidão das pessoas que encontramos, às injustiças que a sociedade constrói», mencionou.

«Quem se deixa guiar por Deus descobre um mundo para melhorar e muitos irmãos e irmãs para cuidar. Quem vive com Deus vive tranquilo, mas não vive sossegado», referiu.

O sacerdote terminou a sua homilia lembrando a todos os peregrinos que a «maior realização da vida não está no que conservamos para nós, mas o que damos de nós para que outros vivam e cresçam, para que o mundo seja mais belo e a humanidade mais justa».

Nesta celebração fizeram-se anunciar no Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima 44 grupos entre eles peregrinos de Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha entre outros.

TAGS

fatima2017
PDF

HORÁRIOS

16 nov 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.