04 de junho, 2010

Esta manhã, na abertura do congresso nacional sobre Jacinta Marto, que decorre até Domingo no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, e no qual participam 460 pessoas, o bispo de Leiria-Fátima, reflectiu sobre o tema “DO ENCONTRO À COMPAIXÃO”, título desta iniciativa promovida e organizada pelo Santuário de Fátima.
D. António Marto recordou a actualidade da reflexão sobre a compaixão, um tema que não é “abstracto, meramente académico”, mas sim “uma questão profundamente existencial que penetra até ao núcleo da fé e da espiritualidade cristãs, sobretudo depois das experiências atrozes de sofrimento do século XX, contempladas na mensagem de Fátima”.
Na sua reflexão, D. António Marto sublinhou ainda, que “o nosso Deus não é apático, indiferente à dor humana, mas Deus simpático, no sentido original do termo, que sofre connosco. A compaixão é a resposta de Deus à paixão do homem, e manifesta-se de modo perfeito na cruz”.
Maria, referiu também D. António, é ícone da compaixão de Deus, e Jacinta, um dos três a vidente de Nossa Senhora em Fátima, compreendeu bem essa mensagem de “compaixão de Deus através de Maria e do seu Imaculado Coração”.
“De facto, a Jacinta manifestou um verdadeiro amor de ‘com-paixão’ como participação na dor de Deus pelo drama da incredulidade e do ódio, pelo sofrimento da Igreja perseguida e pelos sofrimentos terrificantes da humanidade em guerra que eram expressão da banalidade e normalidade do mal. Mostrava-se pois incansável na oração, no sacrifício pela conversão dos pecadores, na partilha com os pobres”, afirmou.


PDF

HORÁRIOS

19 nov 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.