31 de janeiro, 2021

IMG_8285.JPG

"Deus compadece-se do nosso sofrimento e vem em auxílio da nossa fragilidade, sobretudo nestes tempos difíceis”- padre Carlos Cabecinhas

Reitor do Santuário de Fátima presidiu à Missa dominical na Basílica de Nossa Senhora do Rosário sem a presença física de peregrinos

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolheu esta manhã a Missa dominical, presidida pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas. Esta celebração não contou, pela segunda semana consecutiva, com a presença física de peregrinos, mas foi acompanhada nas redes sociais por milhares de fiéis.

O sacerdote no início da celebração lembrou as vítimas da pandemia por Covid-19, bem como “todos aqueles que sofrem consequências desta situação, sobretudo pelos profissionais de saúde exaustos”, uma intenção que está sempre presente em todas as celebrações do Santuário de Fátima neste tempo particularmente difícil de confinamento.

Este domingo, em que se celebra o dia  Mundial dos Doentes de Lepra, o padre Carlos Cabecinhas recordou todos “os que sofrem com esta enfermidade, que apesar de curável, ainda atinge muitas pessoas”.

Na homília deste domingo, o reitor do Santuário de Fátima, convidou os peregrinos a refletir “sobre o modo como acolhemos as palavras de Jesus e o lugar que lhe damos nas nossas vidas”.

O Evangelho proclamado “mostra-nos Jesus, no início da sua vida pública, a anunciar a Boa Notícia da presença de Deus no meio do Seu povo, uma presença que liberta e que transforma”.

“As palavras de Jesus causam espanto e admiração não por dizerem coisas nunca ouvidas, mas porque transformam a vida, por operarem na conversão, na transformação de vida”, explicou o sacerdote.

Estas palavras “revelam, iluminam, libertam do que nos escraviza, e guiam o nosso agir”, salienta, afirmando ainda que “animam e fortalecem a nossa esperança, sobretudo nestes tempos conturbados que atravessamos”.

As palavras de Deus “revelam a solicitude, a misericórdia e amor de Deus para connosco, mostram como Deus se compadece do nosso sofrimento e vem em auxílio da nossa fragilidade, sobretudo nestes tempos difíceis”.

Segundo o reitor do Santuário de Fátima, “a proclamação da Palavra de Deus, na celebração, é um modo da presença de Cristo no meio de nós; é a certeza da presença de Jesus Cristo na nossa vida para a transformar e renovar”.

“Hoje, temos de recuperar a capacidade de nos deixarmos maravilhar pelas palavras de Jesus, a capacidade de nos deixarmos surpreender pelo que Jesus tem para nos dizer”, alertou ainda.

Tendo como referência o Salmo Responsorial, o reitor do Santuário de Fátima considera que “endurecer o coração” é “perder a sensibilidade para aquilo que Jesus tem para nos dizer, é ouvir a Palavra de Deus rotineiramente, sem lhe prestar atenção, sem a atitude recetiva de quem está disposto a deixar-se incomodar e desinstalar por essa Palavra”.

“Este é o grande risco que corremos, deixarmos endurecer o nosso coração, ficar insensível ao que Deus tem para nos dizer, tornando-o impermeável às palavras de Jesus”, alertou, dizendo ainda que “com demasiada frequência, a Palavra proclamada não nos toca nem transforma, antes de mais porque a não escutamos verdadeiramente, não lhe prestamos atenção”.

Nos Santos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto “encontramos aquela capacidade de se maravilharem com as palavras de Jesus, transmitidas nas palavras de Nossa Senhora e do Anjo. Eles (pastorinhos) escutaram com atenção essas palavras e conduziram por elas as suas vidas”, sublinhou.

Este domingo, o Santuário de Fátima transmitirá ainda a Missa das 15h00 e os Terços das 18h30 e 21h30, em diretor, em www.fatima.pt ou na página do Facebook e no canal Youtube.

Esta semana, dia 4 de fevereiro, estava agendado o 43. º Encontro de Hoteleiros e Responsáveis de Casas Religiosas que acolhem peregrinos em Fátima, que não se irá realizar, por causa da atual situação de pandemia que o país atravessa. No entanto, de forma a sinalizar o dia,  e a importância deste encontro, o Santuário de Fátima vai assinalá-lo nas redes sociais com a divulgação de um vídeo que terminará com uma mensagem do reitor, durante o qual serão apresentadas as estatísticas referentes ao ano 2020.

PDF

HORÁRIOS

02 jul 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.