03 de setembro, 2023

548a0340.jpg

«Desígnios de misericórdia»: desafios de uma espiritualidade ‘cordial’ foi a temática dos Encontros na Basílica de setembro

Ir. Sandra Bartolomeu foi a oradora deste momento formativo que findou com um recital do Ensemble Pro Música Antiqua, sob direção de Evaristo Neto

 

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, acolheu esta tarde, o IV Encontros na Basílica deste ano pastoral.

A Irmã Sandra Bartolomeu, falou sobre os «Desígnios de misericórdia»: desafios de uma espiritualidade ‘cordial’, num momento formativo com entrada livre.

A misericórdia “é o que melhor traduz o segredo do coração de Deus, o mistério da Santíssima Trindade, um amor superabundante, que conhece a partir do íntimo, que estremece de alegria e que padece com o sofrimento de cada homem e mulher”.

A religiosa explicou que a misericórdia “é segredo do Amor de Deus”, e desse modo “precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia, pois é um ato supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro”.

“Misericórdia de Deus é um abismo de bondade, de onde a vida pode brotar sempre”, e a experiência dos místicos “confirma esta verdade”. 

Deus “arde em misericórdia por aqueles que ardem longe da Fonte da Vida”, e “todo o acontecimento de Fátima é expressão da misericórdia de Deus”.

O acontecimento de Fátima “faz eco deste desígnio de graça e misericórdia de Deus sobre a História, e chama a sintonizar cordialmente com ele e a dele tornar-se participante ativo perante os desafios da atualidade”.

“O paradigma do controlo mecânico da vida, que tantas vezes manipula e destrói, com tantos ruídos vários, é aí que urge abrir espaços de silencio para uma escuta profunda e nos deixarmos encontrar por Aquele que nos movemos, Aquele que espera pacientemente por nós”, disse a Ir. Sandra Bartolomeu, acrescentando que “Urge escutar os corações obstinados pelo ódio e pela guerra, pelo aquecimento global do planeta, pelo grito de milhões de refugiados, e pelos jovens ou velhos não encontram propósito para a vida”.

“A Voz de Deus grita dentro deste grito face aos dramas da humanidade”, lembrou, considerando que a Misericórdia de Deus “age sinodalmente”.

A Irmã Sandra da Silva Bartolomeu é religiosa Serva de Nossa Senhora de Fátima. Tem formação académica em Artes-Plásticas, em Ciências Religiosas e o ensino em ambas as áreas, tendo aprofundado as possibilidades da arte enquanto caminho cultural e mistagógico de acesso ao religioso. Tem desenvolvido diferentes trabalhos pastorais, nomeadamente no âmbito da catequese, da pastoral juvenil e vocacional e da espiritualidade. Desde 2018 é colaboradora do Santuário de Fátima, no Departamento de Acolhimento e Pastoral.

Este momento formativo terminou com um recital do Ensemble Pro Música Antiqua, sob direção de Evaristo Neto.

PDF

HORÁRIOS

23 dez 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.