03 de dezembro, 2014

 
 
Na tarde de 31 de outubro, foram apresentados no Santuário de Fátima os dois volumes dos "Sermões do Rosário – Maria Rosa Mística", da Obra Completa do Padre António Vieira.
A sessão teve lugar no Salão da Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores e a apresentação dos volumes esteve a cargo do sacerdote José Jacinto de Farias, que deu a conhecer a sua reflexão sobre a importância do Rosário enquanto oração "gloriosa" e "a mais perfeita", ainda que das "mais simples e a mais popular". 
"Estes trinta sermões tratam de um único tema, a oração, na sua dupla vertente, aquela que se diz com a boca, e a oração mental, aquela que não se diz com a boca, mas que se escuta pelo ouvido e entra no coração. (...) [A oração do Rosário] É tão simples e tão eficaz que até parece mentira; mas como é tão simples e acessível a todos, não há como experimentar", afirmou. 
A reflexão do padre José Jacinto Farias sobre os textos que considera serem “um tratado sobre a oração que encontra no Rosário a sua melhor expressão e fecundidade” colocou lado a lado os sermões do sacerdote jesuíta português do século XVII e os textos do papa S. João Paulo II sobre a oração e em concreto sobre o Rosário, isto para mostrar que, apesar do espaço temporal que os divide, os textos estão próximos em termos de mensagem e de reflexão. A seu ver, quer o padre António Viera quer o papa João Paulo II “podem representar dois pilares históricos fundamentais para uma futura teologia do Rosário”.
A escolha da cidade de Fátima como local de apresentação destas obras obteve também da parte do padre José Jacinto de Farias uma interpretação: “precisamente neste local onde o Rosário tem um lugar essencial na estrutura e na metodologia do segredo, que tem a ver com as heresias dos tempos modernos, face às quais o Santuário de Fátima com a sua mensagem e a sua pedagogia, aparece seguramente, assim o creio, como um bastião espiritual de resistência contra o materialismo ateu contemporâneo e contra as mais recentes ideologias do pós-modernismo da razão frágil e do vazio”.
Para o sacerdote, o facto de Nossa Senhora se ter apresentado em Fátima como “Senhora do Rosário” faz ver um aspeto essencial: “Quer dizer que Fátima e a sua mensagem se situam na continuidade providencial da especial assistência de Nossa Senhora em momentos críticos da história da Igreja, (…) porque a Senhora do Rosário promete aos Pastorinhos e a todos os que acolherem a sua mensagem, que será ‘conforto e caminho que conduz a Deus’, sendo o Rosário o instrumento mais simples que medeia esse conforto e esse caminho”.
Na sessão de apresentação, também tomaram da palavra para apresentar este projeto que contou com o apoio do Santuário de Fátima os seus coordenadores Carlos Maduro, Pedro Calafate e José Eduardo Franco, que deram a conhecer algumas das vicissitudes e particularidades do trabalho que desenvolveram; e revelaram que a Obra Completa do Padre António Vieira também será publicada, na íntegra, no Brasil, onde o sacerdote jesuíta viveu.
Os momentos culturais estiveram a cargo de Júlio Martín da Fonseca, com a leitura de excertos de alguns sermões, e de Sílvio Vicente, organista do Santuário de Fátima, que brindou os presentes com duas peças ao órgão.
O acolhimento a todos os presentes coube ao Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas: "Culto e cultura não são concorrentes e menos ainda se excluem mutuamente; e o Santuário de Fátima tem, ao longo dos anos, procurado conjugar ambos os aspetos, nunca perdendo de vista a sua missão cultual e de evangelização".
“Esta dimensão cultural é uma dimensão complementar àquela que é a identidade primordial de qualquer santuário como lugar de culto”, afirmou o Reitor, para sublinhar que os santuários “têm sido e continuam a ser centros de cultura”.
LeopolDina Simões
PDF

HORÁRIOS

03 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.