01 de abril, 2008


No início da 168ª Assembleia da Conferência Episcopal Portuguesa, a 31 de Março, D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, foi  reeleito presidente da CEP.
De acordo com informação da Agência Ecclesia,  D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, foi reconduzido na presidência da Conferência Episcopal Portuguesa para o próximo triénio (2008-2011).
A eleição decorreu no início dos trabalhos da 168ª Assembleia Plenária da CEP, no dia 31 de Março.
O Arcebispo de Braga foi eleito ao segundo escrutínio, com 16 votos, entre 29 eleitores, número suficiente para a maioria absoluta. Para a vice-presidência da CEP foi eleito D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima. Para o próximo triénio, D. Jorge Ortiga pretende “dar continuidade” ao projecto anterior: Iniciação cristã. E realça: “fazer com as dioceses em Portugal trabalhem em sintonia”.
 
 
O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa é um órgão delegado da Assembleia da CEP, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções. Reúne ordinariamente todos os meses e pode resolver casos urgentes que se ponham no intervalo das reuniões da Assembleia.
Após as eleições destes dias, a constituição do novo Conselho Permanente é a seguinte: D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga (presidente da CEP); D. António Marto (vice-presidente da CEP); D. Manuel Clemente, Bispo do Porto (vogal); D. José Francisco Alves, Arcebispo de Évora (vogal); D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra (vogal); D. Gilberto Canavarro Reis (vogal). D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa, é vogal do Conselho por inerência de funções. A 1 de Abril foi revelado o nome do novo secretário da CEP, que pela primeira vez será um sacerdote. Trata-se do jesuíta Manuel Morujão, antigo provincial dos Jesuítas e Delegado Nacional para o 48.º Congresso Eucarístico Internacional, em 2004, na cidade mexicana de Guadalajara. O anúncio foi feito após comunicação com o actual provincial da Companhia de Jesus e o eleito. O Pe. Manuel Morujão tomará posse do cargo em finais de Setembro. Até lá, interinamente, continuará a ser secretário da CEP D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa.
PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.