15 de junho, 2012

“Quereis oferecer-vos a Deus?” Horizontes contemporâneos da entrega de si é o tema do simpósio-teológico-pastoral que decorre desde esta manhã e até domingo no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima. Estão inscritas como participantes nesta iniciativa do Santuário de Fátima 437 pessoas.
No discurso inaugural, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima destacou que a temática do simpósio e, logo à partida, o título interrogativo da iniciativa “pode soar, na cultura atual, a algo estranho, provocar porventura um sorriso despiciente de troça ou um encolher de ombros de indiferença”.
Isso mesmo justifica e mostra o relevo da sua realização. Considera D. António Marto que “torna-se necessário refletir sobre o horizonte, o fundamento, as dimensões, a beleza e a atualidade desta oferta de si na existência cristã, na vida comunitária, na cultura e na configuração do mundo – os horizontes contemporâneos da entrega de si”.
Para D. António Marto o Papa Bento VI, na sua homilia de 13 de maio de 2012 em Fátima, ofereceu uma chave hermenêutica para este apelo, quando situa a pergunta de Nossa Senhora aos pastorinhos “no horizonte histórico e político da época e na prespetiva histórico-salvifica”.
O convite a uma atitude de oferta de si, considera o bispo, trata-se, em primeiro lugar, “dum apelo de quem fala com o coração, com a ternura do amor de um pai”, “é pois um apelo à graça, à  misericórdia que Deus pôs em nós para que a deixemos atuar, para que se torne ativa em nós, cooperando com ele”.
Esta cooperação com Deus, exorta D. António Marto, deve viver-se no quotidiano, “nas pequenas e grandes coisas, deve ser inspirado e permeado pela realidade divina de modo a tornar-se cooperação com Deus e a transformar toda a nossa vida em verdadeiro louvor e adoração”.
Esta forma de viver não deve ser alheada do mundo. “Perante isto, os cristãos são chamados ao não conformismo, a não sacrificar às divindades pagãs do poder, do ter, do aparecer, do gozar imediato e a todo o custo e a renovar a mentalidade e o coração”, afirma.
Fazendo eco das palavras do Papa, o bispo de Leiria-Fátima lembra que o Santo Padre “convida a revigorar as experiências financeiras e económicas fundadas sobre uma economia ao serviço do bem comum, mediante a implementação da fraternidade, do dom e da gratuidade como bens relacionais, da justiça – expressões típicas da cultura do bem comum que exige a cultura da entrega de si para além da cultura estrita do mercado”.
Todos os trabalhos do simpósio, que decorrem no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, no Santuário de Fátima, estão a ser  transmitidos online, a partir da página oficial do Centenário das Aparições na Internet: www.fatima2017.org. Aceda às transmissões a partir do link simpósio online.
Os diversos textos informativos serão disponibilizados em www.fatima.pt
LeopolDina Simões
15-06-2012 - 12:00
PDF

HORÁRIOS

04 jul 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.