D. António Marto compara mensagem de Fátima às profecias bíblicas
Prelado considera que as aparições de Fátima aconteceram num momento específico mas a sua riqueza estende-se até hoje.
D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, no âmbito do 24º Congresso Mariológico Mariano Internacional, fez uma reflexão intitulada “Messaggio di Fátima: attualità e incidenze”, onde referiu que «Fátima é um fenômeno que foi revelado e desenvolvido ao longo da história e tornou-se um ponto de referência e difusão indispensável para a história da Igreja e da humanidade».
«Este acontecimento tem sido acompanhado por um forte apelo para não se resignarem à banalidade e inevitabilidade do mal: é possivel vencer o mal, a partir da conversão do coração a Deus, pela oração e reparação do pecado humano», apelou o prelado.
O bispo da diocese de Leiria-Fátima referiu ainda que o fenómeno Fátima «abrange todo o século XX», que é «possivelmente o século mais cruel e sangrento da história da humanidade».
«É nesta situação trágica que a Virgem Maria aparece em Fátima com uma "visão de paz" e uma luz de esperança para a Igreja e para o mundo».
D. António Marto considerou que «o significado da mensagem de Fátima ainda é válido hoje, exatamente da mesma forma como as profecias bíblicas que foram escritas num momento específico da história, mas cuja riqueza não parou naquele momento, mas continuou em aberto para o futuro de Deus e para a liberdade humana».
«Assim, Fátima, também tem um significado permanente: é um símbolo que na verdade sintetiza e reflete os perigos e riscos do século XX e apela à salvação desses perigos. Nesta perspectiva, as práticas devocionais características de Fátima são um quadro teológico e espiritual, ligados por um fio lógico e único».
O bispo da diocese de Leiria-Fátima, fez uma comunicação no âmbito do 24º Congresso Mariológico Mariano Internacional que decorreu ao longo desta semana no Santuário de Fátima.
|