15 de setembro, 2024

a3j3a4317.jpg

D. Américo Aguiar lembrou vítimas da guerra, dos incêndios e da sinistralidade nas estradas

Bispo de Setúbal lembrou que até nas maiores adversidades “o Senhor não nos abandona”

 

A convite dos Convívios Fraternos, D. Américo Aguiar esteve na Cova da Iria para a presidir à missa dominical no Recinto de Oração. O Movimento dos Convívios Fraternos está reunido no seu Encontro Nacional, a 50.ª edição, com o tema ‘Maria voltou para sua casa’. Nos Serviços do Santuário fizeram-se anunciar ainda vários grupos de peregrinos, nomeadamente a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue.

“Nós queremos elevar as nossas orações até à terra de Jesus, e queremos ter presentes todas as vítimas desta guerra, todas as vítimas desta barbárie”, disse o bispo de Setúbal, lembrando ainda a “Via-sacra que se vive na Ucrânia há tantos meses, e não podemos esquecer igualmente os irmãos da amada Venezuela e tantos luso-descendentes que atualmente sofrem com a conjuntura que se vive naquele país”.

D. Américo Aguiar falou ainda dos elevados números de acidentes rodoviários, “tenhamos cuidado redobrado naquilo que é ter a responsabilidade na mão e defender a vida”.

As estradas “são meios para nos fazermos encontrar e não devem significar a morte e a separação”.

a3j3a4306.jpg

O prelado a contexto da Peregrinação Nacional dos Dadores de Sangue, falou ainda do problema atual da falta de dádivas nos bancos de sangue e apelou aos jovens a perder o medo e a serem dadores benévolos de sangue.

“Nas adversidades o Senhor não nos abandona”, assegurou o bispo de Setúbal, que aproveitou ainda o momento para falar dos migrantes.

“Sejam bem-vindos, sejam felizes, sejam respeitados, tal como os nossos migrantes o são noutros países, esta é a vossa casa”, disse, lembrando que a sociedade deve ter especial preocupação, carinho e amor, para os que procuram o nosso país “para sonhar e concretizar os nossos sonhos”.

D. Américo Aguiar considera que peregrinar para converter o coração “é o caminho, que cada um de nós saia de Fátima melhor pessoa”.

Esta tarde o projeto musical “Mendigo de Deus” traz à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a partir das 15h30, uma proposta de momento orante orientado pela irmã Maria Amélia da Costa.

Intitulado “Cantar Maria em sua Casa!”, o concerto traduz-se num convite a um momento de oração especial, a partir da música, indo ao encontro do desejo do Papa Francisco de que este ano possa ser dedicado “a uma grande ‘sinfonia’ de oração”.

PDF

HORÁRIOS

17 set 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.